FALTA DE MEDICAÇÃO

Diligência aponta falhas em funcionamento de UBS no 13 de Setembro

Ação teve o objetivo verificar suposta precariedade na estrutura física, além de possíveis infrações sanitárias existentes no local

Diligência foi realizada na manhã desta quarta-feira, 6 (Foto: Asxom/MPRR)
Diligência foi realizada na manhã desta quarta-feira, 6 (Foto: Asxom/MPRR)

Uma diligência feita pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), na manhã desta quarta-feira, 6, apontou falhas estruturais na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vanderly Nascimento de Souza, localizada no bairro 13 de Setembro, zona Sul de Boa Vista.

O Promotor de Justiça, Igor Naves, coordenou a fiscalização e constatou que o prédio já não está adequado para atender à grande demanda registrada na UBS todos os dias.

“Constatamos que há inúmeras situações que precisam ser corrigidas na unidade, tanto na questão estrutural quanto a falta de medicação. É necessária a ampliação da estrutura física e de recursos humanos para um melhor atendimento à população, acionaremos a Vigilância Sanitária para verificar em detalhes irregularidades de ordem sanitária e, a partir do momento que tivermos o relatório de inspeção sanitária e concluirmos o nosso, vamos acionar o executivo municipal para que tome as providências cabíveis”, disse Igor Naves.

UBS Vanderley Nascimento de Sousa funciona no bairro 13 de Setembro (Foto: Ascom/MPRR)

Segundo o MPRR, a ação teve o objetivo verificar suposta precariedade na estrutura física, além de possíveis infrações sanitárias existentes no local. Além de coletar informações dos servidores que atuam na UBS, foram registradas algumas falhas estruturais na unidade.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista, que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informa que já havia feito um diagnóstico da atual situação da UBS Vanderly Nascimento de Souza, no bairro 13 de Setembro. A unidade, por estar localizada na área onde se concentram os abrigos da Operação Acolhida, teve aumento significativo na demanda de atendimentos nos últimos anos.

Para ampliar e melhorar a oferta de serviços, a prefeitura cadastrou a Unidade Vanderly Nascimento de Souza no novo Programa de Aceleração do Crescimento-PAC (Portaria GM/MS nº 1517 de 09/10/2023) para demolição e construção de um prédio maior no mesmo local. A proposta nº 36000002937/2023, que contempla uma estrutura de UBS de porte 4, já está sob análise do Governo Federal.

Paralelo a essa medida, a gestão tem feito intervenções de manutenção corretiva na Unidade. Nas próximas semanas, estará inaugurando o novo prédio da UBS São Vicente, que irá desafogar os atendimentos da Unidade Vanderly Nascimento de Souza. Sobre os medicamentos, já foram licitados, empenhados e enviada a ordem de fornecimento para as empresas. A previsão de entrega é até o dia 20/12.