Cotidiano

Mestrado profissional deve ser lançado até o final deste mês

Serão disponibilizadas 20 vagas para o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos no polo UFRR

Está previsto para ser lançado até o final deste mês o edital do primeiro curso de mestrado profissional em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). De imediato, serão disponibilizadas 20 vagas para o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos (ProfÁgua), criado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ilha Solteira.

Com o intuito de proporcionar uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos, o ProfÁgua visa qualificar o público-alvo para lidar com os problemas associados às questões mais complexas da gestão e regulação das águas. O mestrado terá a duração padrão de 24 meses, com uma semana de aulas por mês durante os períodos vespertino e noturno.

Diferente do mestrado acadêmico, o ProfÁgua será voltado aos graduados que já atuam, ou não, em órgãos envolvidos com o meio ambiente e água, como Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

A coordenadora do Polo ProfÁgua/UFRR, professora Elizete Holanda, informou que o mestrado vai funcionar por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PP-GEO), mas que as aulas serão distribuídas em vários núcleos da UFRR. “Como é um mestrado em rede nacional, ele já tem grade, ementas e bibliografia específica, apesar de ser ministrado pelo corpo docente da UFRR”, apontou.

CERIMÔNIA – Nesta quinta-feira, 26 de abril, a UFRR recebe a visita do coordenador geral do ProfÁgua, professor doutor Jefferson Nascimento de Oliveira, da Unesp de Ilha Solteira. A visita tem como objetivo conhecer o corpo docente e a infraestrutura do programa no novo Polo do ProfÁgua na Região Norte.
No Brasil, 14 instituições de ensino superior possuem o ProfÁgua, sendo três delas na Região Norte. A adesão da UFRR à rede ocorreu em 2017. (A.G.G)