Pacientes do Hospital Geral de Roraima (HGR), procuraram a FolhaBV para reclamar da falta de ar condicionado no local. De acordo com as denuncias, eles estão sofrendo com o calor há dois meses e não há sequer ventiladores para amenizar a situação.
“Aqui quem não pode trazer ventilador, sofre com esse calor. Sou paciente internado e tenho uma doença em que não posso pegar calor, que minha pele sofre com aparecimento de feridas”, relatou um dos denunciantes.
Segundo ele, as reclamações foram feitas diretamente à equipe do hospital, mas os funcionários teriam afirmado que não havia previsão para resolver o problema, porque os ar condicionados não seriam compatíveis com a rede elétrica do local.
Outro lado
Procurada, a Secretaria de Saúde (Sesau), informou que desde a quarta-feira (6), os aparelhos de ar-condicionado e aparelhos de VRF (sistema de ar-condicionado central que liga várias evaporadoras a uma única condensadora) do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento estão em manutenção para retornar 100% do funcionamento.
Quanto à falta de compatibilidade com a rede elétrica, a Sesau negou a procedência da informação e alegou que os problemas relatados estão ligados às frequentes quedas de energia que ocorrem na região onde o HGR se encontra.