Profissionais do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI) realizam neste momento uma ação de imunização junto aos colaboradores do Jornal Folha de Boa Vista. A ação se estenderá até as 11h30 desta quinta-feira, 26.
De acordo com a técnica do núcleo, Bruna Cinthya, 300 unidades de vacinas estão sendo utilizadas na ação, que também é voltada para familiares dos funcionários do jornal.
“Para essa ação em específico, forma destinados um lote de 200 vacinas de Tríplice Viral e 100 vacinas para a Influenza. O processo fica bem mais fácil para quem tem o cartão de vacinação, mas para aqueles que não possuem esse documento, nós estamos fazendo a inclusão dos dados no local”, informou.
A técnica do NEPNI aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da imunização, tanto para o Sarampo quanto para a Gripe. “Ambas as doenças estão em bastante evidência no Estado, então, é importante que as pessoas procurem as vacinas. Os riscos diminuem consideravelmente”, enfatizou.
TRÍPLICE VIRAL – A vacina da Tríplice Viral é responsável por proteger o organismo humano contra três doenças (Sarampo, Caxumba e Rubéola), estando disponível em qualquer posto de saúde.
A primeira dose deve ser ministrada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varíola), que corresponde à segunda dose da vacina tríplice e uma dose da varicela.
Por conta da circulação da doença, ocasionada pela migração venezuelana, a campanha de vacinação em Roraima foi destinada a atende um público alvo na faixa etária de seis meses até aos 49 anos de idade. Até o dia 17, 79 casos foram confirmados no Estado.
INFLUENZA – Já a vacina contra a Influenza tem sua campanha iniciada essa semana, devendo se estender até dia 01º de junho.
Devem se imunizar contra a doença os idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.