AFONSO RODRIGUES

Mire-se com frequência

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Imagine-se a espécie de pessoa que deseja ser, afirme que assim é, depois exercite o ser assim”. (Norman Vincent peale)

Quando sabemos o que somos não há como ser diferente. Se estiver se sentindo com dificuldade de ser o que deseja ser, leve a sério a importância do seu espelho interior. Mire-se nele sempre que estiver com dificuldade de se encontrar em você mesmo ou mesma. É dentro de nós que nos encontramos. E por que sair se procurando onde você não está? Independentemente de você ser religioso ou não, procure uma bíblia antiga, dessas pretas e antiquíssimas, e você encontrará, nela, esta pérola: “O reino de Deus está dentro de nós”. E se é assim não há necessidade de sair por aí buscando orientações sobre o que é. Simples pra dedéu. Valorize-se no que você é e aprimore o seu ser.  

Eu ainda era criança quando li este pensamento na barra da capa do meu caderno: “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira”. Somos todos animais, classificados como animais racionais. Então vamos ser racionais nos nossos fazeres. Nunca duvide de sua capacidade de ser o que você deseja realmente ser. Temos um zilhão de exemplos de pessoas que nasceram na pobreza absurda e se tornaram grandes empresários e patrocinadores de grandes fortunas que enriqueceram o mundo. Muitos deles até nem foram intelectuais. Mas muitos foram. O que indica que você deve ser e saber que é.

Assim como você pode seguir o caminho do bem, também pode ir na caminhada do mal. A escolha é sua. Mas não há mal que possa desviar você do caminho do bem, se você estiver a fim de ser do bem. O bem e o mal estão dentro de você. Cabe a você a escolha. Eu dirigia o Controle de Qualidade, em uma grande empresa, no Rio de Janeiro, quando tive, em minha turma, um jovem que falava sempre: “o homem para ser safo tem que ser safado”. Sempre o aconselhei a melhorar seus pensamentos. E com certeza, ele nunca deu importância à minha orientação. Isso foi na década dos setentas. Eu já estava em Boa Vista, na década dos oitentas, quando vi, pela televisão, ele sendo preso como o quarto maior traficante de drogas, da Rocinha.

Somos todos timoneiros do nosso destino. Temos todos os caminhos abertos e livres para irmos aonde quisermos ir. O importante é que nos valorizemos para ser o que realmente somos e não sabemos ser. Escolha sua vereda na vida sem precisar perguntar ao sapo, que caminho tomar. Seu poder está na sua mente, usado no subconsciente. Converse sempre com ele. Ele irá sempre atendê-lo ou atendê-la. Nunca duvide de sua capacidade de realizar sempre seus sonhos. Pense nisso.

afonso_rr@hotmail.com

99121-1460