Cotidiano

Governo autoriza publicação e edital da PM será lançado dia 1º

O concurso ofertará 400 vagas e será regionalizado e realizado na Capital e em cinco municípios do interior

A partir da próxima terça-feira, dia 1º, o edital do concurso público da Polícia Militar de Roraima (PMRR) estará disponível no site da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que será a banca responsável pela realização do certame. Ontem, 26, a governadora Suely Campos (PP) assinou a autorização para a publicação do documento.

O concurso, que ofertará 400 vagas para o cargo de soldado PM 2ª classe, do quadro de praças e combatentes, sendo 60 para mulheres, será regionalizado e realizado na Capital e em cinco municípios do interior. O anúncio foi feito durante solenidade militar alusiva ao dia de Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil, que promoveu 409 policiais.

O período de inscrições para o concurso deve ocorrer entre os meses de maio e junho e as provas devem ser realizadas até o mês de julho, prazo limite previsto em lei. “Hoje estamos lançando a autorização para publicar o edital para fazer o concurso público da PM. Precisamos fazer a cobertura da nossa Polícia, principalmente por conta do crescimento da nossa população”, destacou a governadora Suely Campos.

O concurso terá cinco etapas: a primeira intelectual, com a prova objetiva. A segunda será o exame físico; a terceira o exame médico; a quarta o exame psicotécnico e a quinta é a investigação social feita pela PM.

Para o comandante da Polícia Militar de Roraima, coronel Edison Prola, a contratação de novos policiais é fundamental para o enfrentamento à criminalidade. “Será regionalizado e dividido em cinco regiões do interior do Estado para que o candidato do interior possa competir contra os candidatos da região dele. Para a PM é importante porque iremos manter o policial durante cinco anos naquela cidade em que prestou e teremos mais recursos humanos para trabalhar”, disse.

A PM tem um quadro atual de defasagem da corporação, que conta com 1.926 policiais, entre homens e mulheres. O último concurso em Roraima ocorreu em 2012, quando 300 novos policiais tomaram posse. Em 2014, outros 300 do mesmo concurso foram chamados e, em 2016, a governadora Suely Campos nomeou outros 76 novos militares para a corporação. (L.G.C)

Mais de 400 PMs são promovidos

Além da assinatura para autorizar o lançamento do edital para o próximo concurso da PM, o Governo do Estado realizou a promoção de 409 policiais militares, sendo 147 oficiais, com três ascendendo ao posto de coronel, oito a tenente-coronel, 22 a capitão, 66 a 1º tenente e 48 a 2º tenente. Outros 262 foram promovidos a praças da Corporação, sendo que 51 sobem a graduação de subtenente, 95 a 1º sargento e 116 a 2º sargento.

Nos últimos três anos, a PMRR promoveu 1.213 policiais militares, entre oficiais e praças. A governadora ressaltou o trabalho de reconhecimento dado aos policiais. “É mais uma grande promoção que fazemos. Nós temos muito orgulho da nossa PM, porque além de manter a ordem e a segurança, está na esfera educacional com a militarização de 18 escolas estaduais em Roraima”, declarou.

Foram concedidas ainda, além das promoções, 210 medalhas por mérito “Dedicação Policial Militar”, para policiais militares que estão a serviço da Instituição há 10 anos e que, no desempenho de suas atribuições e para a preservação da vida de outras pessoas, colocam em risco a própria vida. (L.G.C)