O Ministério da Saúde irá repassar R$ 3.671.780,75 à Roraima para a realização de cirurgias eletivas no estado. A portaria que autoriza o envio do recurso, do Programa Nacional de redução das filas de cirurgias eletivas, foi autorizada pela ministra Nísia Trindade e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (13).
Conforme a publicação, o valor total do recurso financeiro é de R$ 1,2 bilhão, a ser disponibilizado em parcela única para os estados e o Distrito Federal. Lançado em janeiro, o Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF) foi uma das bandeiras dos primeiros 100 dias da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, 16.948 pacientes esperam na fila para cirurgias eletivas em Roraima. A quantidade é referente ao ano inicial da fila até novembro de 2023, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). O dado foi disponibilizado à FolhaBV por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Do total de quase 17 mil aguardam em mais de 40 especialidades, sendo os maiores números de pacientes em ‘não informado’ (10.766), cirurgia geral (2.569), ginecologia/obstetrícia (816), ortopedia (793) e urologia (642). Em resposta, a Sesau emitiu nota afirmando que há uma inconsistência nos dados enviados, por conta da migração de sistemas de informação, que não teria registrado as cirurgias já realizadas
Entre 2020, as cirurgias eletivas foram suspensas devido à pandemia de Covid-19. Durante todo o ano de 2021, a população cobrou pelo retorno dos procedimentos, onde em agosto daquele ano, a Secretaria retomou com o andamento da fila, de forma gradativa.