Cotidiano

Populares reclamam da estrutura e da insegurança na Praça das Águas

Localizado no complexo poliesportivo Ayrton Senna, Praça das Águas é um dos locais mais frequentados nos fins de semana

Um dos lugares mais frequentados pela população boa-vistense nos fins de semanas é a Praça das Águas, localizada na avenida Ene Garcez, no Centro. Mas o local vem sendo alvo de reclamações de populares devido à falta de manutenção e também por causa de cenas de violência que vêm sendo registradas, principalmente geradas por confronto entre adolescentes.
O estudante universitário Gabriel Monteiro relatou que costumava frequentar a praça quando criança. Ele disse que ia ao local praticamente todos os finais de semana. “Hoje tenho medo de ir à Praça das Águas. Amigos meus já foram assaltados lá e sempre vejo notícias nas redes sociais de brigas de galera”, disse.
O vendedor Marcos Cabral frequenta o local desde a inauguração. “Eu levava os meus filhos para ver as fontes, andar de bicicleta e passear. Hoje ainda frequento o local, mas confesso que não há mais o encanto de antes. As fontes estão desativadas e a maioria dos azulejos e cerâmicas foi arrancada”, disse.
A empresária Márcia Araújo deixou de frequentar a praça devido à falta de policiamento no local. “A violência em Boa Vista cresceu absurdamente de uns tempos para cá. Fui assaltada na praça uma vez e, depois da experiência, tomo o maior cuidado. Até deixei de frequentar o local após as brigas de galera que ocorreram lá”, frisou.
O auxiliar administrativo Kleber Costa costuma frequentar a praça de alimentação do local. Porém, reclama do mau cheiro provocado pelos banheiros sujos e por um esgoto que transborda próximo ao estacionamento. “A comida aqui é excelente, porém fico preocupado com a questão da higiene. Uma mosca pode pousar no esgoto, no banheiro e em seguida na comida. Acredito que uma reforma ajudaria a resolver o problema”, disse.
Prefeitura anuncia que reforma das fontes inicia nesta semana
A Prefeitura de Boa Vista informou que a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo irá iniciar a revitalização das fontes luminosas da Praça das Águas nesta semana. O sistema de fontes é formado por quatro unidades: fonte rosácea, fonte inca, fonte bifrontal musical e fonte luz, que encontra-se inoperante devido a depreciação de seus componentes, causada pelo tempo.
A revitalização de toda a estrutura da Praça das Águas está prevista para iniciar até o final de fevereiro, pois a Secretaria Municipal de Obras afirmou que aguarda a finalização dos trâmites do processo licitatório. A praça não é reformada desde a gestão anterior e a falta de reparo e manutenção deixou um dos cartões postais da cidade em estado de completo abandono.
SEGURANÇA – A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito disse que desenvolve ações para reforçar a segurança nas praças da cidade. No sábado, 17, a Guarda Civil Municipal, em ação conjunta com a Polícia Militar, montou uma patrulha reforçada na Praça das Águas.
A intenção foi oferecer mais segurança aos frequentadores do local, que no final de semana anterior, presenciaram uma briga entre galeras. A operação contou com o apoio de equipes da Secretaria de Gestão Social, que aturaram na identificação de jovens em vulnerabilidade social, orientando e divulgando os programas sociais da prefeitura.
“A Guarda Civil Municipal realiza ronda em todos os bairros da cidade. Durante a ronda, caso seja registrado algum ato de violência, a Guarda tem o poder de intervir e encaminhar os acusados para a delegacia. Se forem menores de idade, eles são direcionados para o Conselho Tutelar. A Guarda Municipal exerce importantes atribuições na área da segurança. Diferente das outras instituições, a corporação atua especificamente em ambientes de grande concentração de pessoas, como o Complexo Ayrton Senna, Praça das Águas e o Parque Augusto Germano Sampaio”, diz a nota enviada à Folha sem tratar a respeito dos problemas de higiene. (I.S)