ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Aveia: saiba se é melhor consumi-la em flocos, farelo ou farinha

Entenda a diferença de nutrientes entre flocos, farinha e farelo e qual é a forma mais saudável para o consumo

Aveia é um alimento saudável que você pode incluir na dieta (Foto Raisa Carvalho)
Aveia é um alimento saudável que você pode incluir na dieta (Foto Raisa Carvalho)

Celebrada pela sua versatilidade, a aveia é um alimento associado à redução de açúcar no sangue e até risco menor de doenças cardíacas. Mas ainda resta uma dúvida de qual a melhor forma de ingerir o cereal: em farelo, flocos ou farinha.

Especialistas afirmam, no entanto, que primeiro é preciso entender a diferença entre cada um dos tipos de aveia no mercado, de que forma eles são feitos e para que eles servem.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a aveia branca é a mais comum no Brasil, com uma casca forte e cheia de fibras. A produção da aveia consiste em diversas etapas: primeiro, é feito a limpeza e classificação do alimento; em seguida é retirada a casca do grão; o alimento é então submetido ao vapor por cerca de três minutos para eliminar enzimas; na sequência a aveia é tostada para reduzir a umidade, aumentar o tempo de estoque e proporcionar um sabor semelhante à amêndoas.

Diferença de nutrientes entre flocos, farinha e farelo

A aveia em flocos é feita por meio de um tratamento térmico, onde os grãos são cortados com lâminas, achatados e divididos entre flocos maiores ou mais finos. A farinha é obtida com grãos sem casca e inteiros, que são moídos e depois passam também por um tratamento térmico.

Já o farelo é um produto com menor processamento, obtido pela parte externa do grão. Antes, ele costumava ser descartado, mas passou a ser consumido por conta da riqueza de nutrientes. Ele é o mais rico em beta-glucana, uma fibra que age contra infecções e auxilia até em tratamentos como quimioterapia.

Segundo especialistas, essas diferentes formas de processamento fazem com que o farelo seja mais vantajoso em nutrientes, especialmente para quem está buscando perder peso. O farelo é responsável por manter a saciedade e controlar a pressão arterial, a glicemia e o colesterol. Além do mais, moer e peneirar os grãos como é feito para conseguir a aveia em flocos e a farinha acaba descartando no processo muitos carboidratos saudáveis e fibras.

Mas não é preciso cortar totalmente a farinha ou aveia em flocos da sua rotina alimentar. Ambos os alimentos ainda são ricos em fibras, vitaminas e minerais podendo ser consumidos em pães, com frutas ou mingau.