Na Rua João Pessoa, no bairro Nova Cidade, uma parada de ônibus construída pela Prefeitura de Boa Vista tem prejudicado os moradores pelo fato de não estar funcionando. Com a chegada das chuvas, as pessoas que esperam pelo transporte público ficam impossibilitadas de se proteger, uma vez que as portas da parada permanecem trancadas desde a finalização da obra seis meses atrás.
Alguns moradores informaram que reclamações já foram realizadas por meio da Central 156, mas que nada é feito desde o término da obra. Um morador que trabalha na Rua João Pessoa, e que preferiu não ser identificado, contou que a situação é um descaso com a população que paga os impostos. “Tá pronto desde o início do ano e ninguém sabe o motivo de não estar funcionando. Pra mim, isso é desvio de dinheiro público”, disse.
O não funcionamento do ponto de ônibus também está prejudicando as vendas do comerciante José Silva Santos. A parada de ônibus foi construída bem na frente do estabelecimento. Sem conseguir vender muito, ele está sobrevivendo graças ao aluguel de um apartamento. “Já tinha uma parada no lugar da nova. Quando eles começaram a construir, eu não falei nada porque já havia uma, só que eu não sabia que esse novo ponto seria fechado e que ia impedir a visão do meu comércio. A situação só não está pior pelo aluguel de um cômodo que eu tenho”, apontou.
Desde a construção da parada, ele recebe, no máximo, dois fregueses por dia. “As pessoas passam pelo ponto de ônibus e não conseguem enxergar minha vendinha. Se a parada ao menos funcionasse, eu poderia conseguir manter minha renda”, contou. Antes da construção, ele vendia quase R$ 500,00 por dia. Atualmente, as vendas não passam de R$ 15,00. José contou que, como a porta da parada de ônibus está trancada, as pessoas costumam procurar o transporte do outro lado da rua e, ao avistarem o ônibus, correm para o ponto.
Há cerca de três meses, um morador pendurou um papel escrito ‘Aluga-se’ no vidro da porta por brincadeira. Dias depois, uma equipe da Prefeitura de Boa Vista passou pelo local, tirou o papel, fez fotos do ponto e foi embora sem prestar informações sobre a abertura do local.
OUTRO LADO – A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente esclareceu que vai verificar a situação do abrigo de ônibus. Com relação à iluminação, informou que está sendo concluído um processo para iluminar todos os abrigos de ônibus da capital, melhorando ainda mais a qualidade de vida da população. (A.G.G)