RECONHECIMENTO

Roraimenses se destacam na 5ª edição do CNA Jovem

A engenheira agrônoma Eduarda Franco e a zootecnista Mayara Quevedo recebram reconhecimentos por suas atividades.

A cerimônia de premiação ocorreu no domingo (10), em Brasília, encerrando as atividades do programa (Foto: Ascom/Faerr/Senarr)
A cerimônia de premiação ocorreu no domingo (10), em Brasília, encerrando as atividades do programa (Foto: Ascom/Faerr/Senarr)

Roraima foi destaque durante a quinta edição do Programa Jovens Líderes do Agro, conhecido como CNA Jovem. A engenheira agrônoma Eduarda Franco conquistou sua posição entre as 10 lideranças mais destacadas em nível nacional, enquanto a zootecnista Mayara Quevedo recebeu reconhecimento na categoria “Iniciativa e Liderança”. A cerimônia de premiação ocorreu no domingo (10), em Brasília, encerrando as atividades do programa.

A etapa final contou com a participação de 88 jovens, incluindo três representantes de Roraima. Todos apresentaram seus projetos no Painel de Iniciativas de Liderança Empreendedora, destacando os resultados obtidos durante a jornada e o progresso na implementação dos planos de ação das iniciativas.

Ao longo de dois dias de eventos, 10 jovens foram premiados pelo desenvolvimento de iniciativas de liderança, demonstrando um perfil destacado, capacidade de assimilação do método do programa, prontidão para integração e legitimação como líderes locais. Os destaques individuais incluíram representantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Roraima. Esses jovens foram reconhecidos com troféus e receberão uma missão técnica para explorar as potencialidades do setor em diferentes regiões do Brasil.

Durante a cerimônia, outras três iniciativas de jovens foram reconhecidas pela complexidade do desafio, alcance dos resultados esperados, capacidade de replicação e alinhamento com o método do programa. Os destaques foram Jildson Souza (BA), Thais Neres Krindges (SC) e Mayara Quevedo (RR).

Eduarda Franco, destaque de Roraima nesta edição, expressou sua surpresa e alegria por estar entre as 10 lideranças. “Ser agraciada como destaque nesta edição do CNA Jovem foi uma grata surpresa, uma grata alegria, onde pude representar o estado de Roraima, os produtores e empreendedores rurais do estado, em especial os produtores da comunidade indígena Kauwê. No momento, o sentimento que senti foi de muita gratidão a todos que nos apoiaram até aqui.”

Mayara Quevedo, vencedora da categoria “Iniciativa e Liderança”, considera a premiação do CNA Jovem como o resultado de um trabalho eficiente com os beneficiários. “Fiquei muito feliz com a premiação. É a comprovação de que estamos fazendo um trabalho certo junto ao beneficiário, a nossa comunidade local. É a devolução de todo um esforço, da capacitação e do investimento que foi feito em nós”, explicou.

Silvio de Carvalho, presidente do Sistema FAEERR/SENAR, destacou a importância das premiações para Roraima. “Os destaques de Roraima no CNA Jovem não apenas enaltecem a excelência e o comprometimento dos jovens agricultores do nosso estado, mas também servem como um estímulo vital para o desenvolvimento contínuo de nossa agricultura. Eduarda e Mayara estão de parabéns pela conquista, e estamos muito orgulhosos delas terem representado Roraima.”

O CNA Jovem é um programa nacional destinado a jovens entre 22 e 30 anos com formação técnica ou superior no setor do agronegócio. Desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e executado pelo Sistema Faerr/Senar, a quinta edição do programa contou com mais de 2 mil inscritos, iniciando suas atividades em novembro de 2022.