O décimo terceiro é um direito trabalhista que concede uma renda a mais no mês do aniversário ou no final do ano. Ao invés de quitar suas dívidas, muita gente aproveita essa gratificação para gastar mais, especialmente com presentes de Natal. A perspectiva é que cerca de 15,2 milhões de brasileiros deixem as suas contas em atraso neste período de festividades.
O levantamento foi feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da empresa de pesquisa Offerwise. A informação é que de todas as pessoas que planejam comprar presentes, cerca de 30% está com alguma conta atrasada. Ou seja, muita gente vai ‘esquecer’ de pagar uma dívida para investir em presentear.
O levantamento apontou ainda que uma média de quase 70% dos entrevistados está com o nome ‘sujo’ na praça. A pesquisa foi realizada com cerca de 800 pessoas, entre homens e mulheres acima de 18 anos, no período de outubro de 2023 em todos os estados do país, incluindo Roraima.
Brasileiros gastam mais do que podem e deixam de pagar contas essenciais
O alerta também fica para o tanto de gasto que é feito neste período. A pesquisa aponta que a maioria gasta mais do que devia nos presentes de Natal (24%) e que muita gente (10%) vai deixar de pagar alguma conta para gastar.
As principais contas que serão deixadas de lado são internet (19%), tv por assinatura (17%), conta de água e luz (16%) e cartão de crédito (13%).
Esse comportamento do brasileiro é recorrente, segundo aponta a pesquisa da CNDL. No ano passado, um percentual de 13% dos consumidores que realizaram compras de final de ano em 2022 deixaram uma dívida pendente Somente 5% aproveitaram o período para quitar os débitos e cerca de 8% permanecem em dívida. O valor médio da conta atrasada é de R$ 1,5 mil.