A sociedade se molda de acordo com a sua realidade e, muitos serviços que antes eram considerados essenciais, de uma hora para a outra, passam a não ser mais tão necessários assim. Foi o que aconteceu com os datilógrafos que utilizavam máquinas de escrever diariamente ou o ‘lanterninha’ que tinha como função iluminar o caminho dos clientes até seu lugar nas escuras salas de cinema. Hoje em dia são outras profissões que estão em escassez, com previsão de ficarem obsoletas nos próximos anos.
Segundo a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos do Departamento de Trabalho dos EUA, cinco serviços trabalhistas são os mais prováveis de ficarem ultrapassados. Confira:
Agente de Viagens
Nos EUA, o percentual de agentes de viagens empregados diminuiu aproximadamente 70% entre os anos 2000 até 2021. Isso acontece porque muitas agências passaram a se basear no formato online, onde os clientes podem pesquisar preços de passagens, verificar promoções e outras informações por conta própria, sem a necessidade de se dirigir até um local físico e conversar com um profissional especializado. Isso não quer dizer que o serviço de turismo vai deixar de existir no Brasil, mas que é preciso considerar novas formas de atendimento aos clientes.
Operador de telemarketing
Você já fez uma chamada ou atendeu uma ligação de uma empresa e parecia que estava falando com um robô? Pois é! É justamente isso que está ocorrendo. Para cortar gastos, muitas corporações têm buscado serviços automatizados de atendimento como ‘chatbots’ e uso de inteligência artificial, especialmente em cobranças ou nas ligações iniciais de centrais. A Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos anunciou uma possível redução de 20% nos empregos em telemarketing até 2032.
Caixa de supermercado
Embora tímida, há também uma pequena diminuição de cerca de 10% no percentual de empregos dos caixas de supermercado. Isso acontece seguindo o mesmo princípio das centrais de atendimento: a substituição de um profissional para reduzir custos e o uso por sistema de um caixa digital que passe suas compras automaticamente. Isso tem acontecido até em lojas de conveniências e de departamento de roupas, onde o cliente pode ir direto fazer suas compras e efetuar o pagamento com o cartão.
Vendedor de jornal impresso
Antigamente era fácil achar uma banca de revistas em uma esquina para comprar um jornal impresso ou passar em frente a um jornal logo cedo pela manhã e comprar sua edição do dia diretamente com um vendedor. Essa prática, no entanto, está cada dia mais longe de ser vista. Com o advento dos jornais e revistas online, as pessoas acabam acompanhando os sites de notícias diariamente pelo celular, o que trouxe mais facilidade e rapidez no acesso à informação.
Trabalhadores da indústria
O processo industrial de produção tem dependido cada vez mais do uso de máquinas, seja para embalar itens da cesta básica ou até para montar um carro. Evidente que muitas áreas, especialmente as de direção e coordenação, ainda contam com profissionais especializados no assunto, porém, muitos trabalhadores manuais foram substituídos por robôs para reduzir custos e o risco de acidentes.