COLUNA PARABÓLICA

Instituto investigado que promoveu Expoferr ganha novo contrato no Governo

Coluna desta quinta-feira (21) também repercute o sorteio dos novos relatores das contas do Governo e da Prefeitura no TCE

Sede da Setrabes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Sede da Setrabes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Bom dia,

Durma-se com um barulho deste. Os números da economia se não são a maravilha que está sendo comemorada pelo governo, estão muito longe da tragédia anunciada pela oposição. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas no País -, em 2023 vai ficar em torno de 2%, ainda pífio, mas, positivo. A taxa de desemprego – puxada pelo setor de serviços ainda que sem qualificação -, vem diminuindo expressivamente no corrente ano e o desempenho da Bolsa de Valores e da cotação do dólar norte-americano é bastante razoável.

Assim, é surpreendente que na última pesquisa do ano sobre o desempenho do governo realizado pela empresa Genial Quest mostre resultado tão desfavorável ao presidente Lula. Os números dizem que a maioria dos brasileiros e das brasileiras desaprovam Lula e seu governo. Por que, hein?

Conselhos

Fontes da Parabólica dão conta de que alguns vereadores teriam aconselhado o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Solidariedade), a responder às acusações de envolvimento com tráfico de drogas, afastado do cargo. Conforme esses parlamentares, a ideia seria resguardar a imagem da Casa Legislativa às vésperas de um ano eleitoral, e evitar que a denúncia do Ministério Público “respingue” nos demais.

Mistério

Apesar das intempéries, Genilson Costa tem mantido o posicionamento de afirmar categoricamente que reverterá todas as acusações no decorrer do processo e de que vai provar sua inocência. Ele tem repetido ser vítima de perseguição política, mas não aponta quem seria seu algoz. Apesar de ser líder da oposição ao prefeito Arthur Henrique (MDB) naquela Casa, mantém relação harmoniosa com a prefeitura.

Negou

O deputado estadual Marcos Jorge negou, em entrevista ao programa Quem é Quem, da Folha FM, qualquer possibilidade de apoio dos Republicanos ao atual prefeito Arthur Henrique. Segundo ele, a princípio o nome do grupo é mesmo o do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, que conforme ele, tem todas as condições políticas e de gestão para a disputa cargo.

Competitividade

Ainda durante a entrevista à comunicadora Cida Lacerda, o deputado também falou da simpatia ao nome da deputada Catarina Guerra (União), e falou que a ideia do partido é a coesão das alianças em torno de uma candidatura única, em consenso com todo o grupo aliado ao governo do estado. Marcos Jorge também lembrou de sua pré-candidatura à Prefeitura de Boa Vista, retirada posteriormente para apoiar a decisão do grupo.

Apoio 1

O senador Mecias de Jesus, que é o presidente estadual do Republicanos em Roraima, telefonou para um dos redatores da Parabólica para dizer que durante o café da manhã que promoveu em sua casa, o assunto tratado foi a reafirmação do apoio do partido à candidatura do presidente da Assembleia Legislativa à Prefeitura em 2024.

Apoio 2

Segundo ainda o senador Mecias de Jesus, durante o evento não se tratou de qualquer possibilidade de veto à candidatura da deputada estadual Catarina Guerra (União) à prefeitura da capital na eleição de 2024, lançada pelo governador Antônio Denarium (Progressistas) numa reunião com a maioria (15) dos deputados estaduais. Mecias também negou ter sido abordado naquele café da manhã qualquer possibilidade de apoio à reeleição do atual prefeito Arthur Henrique.

Adiantamos

As manifestações afinadas tanto do senador Mecias de Jesus quanto do deputado estadual Marcos Jorge, ambos do Republicanos, ratificam uma nota aqui da Parabólica Dando conta da firme liderança do governador de Roraima sobre o grupo político que o apoia, tanto na Assembleia Legislativa quanto na bancada federal. Afora a resistência pública até agora expressada pelo presidente estadual do União Brasil, o deputado federal Nicoletti, se Denarium mantiver a indicação de que a deputada estadual Catarina Guerra será mesmo a candidata do grupo para enfrentar o prefeito Arthur Henrique na eleição do próximo ano.

Empreendedorismo

A Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) firmou termo de contrato que inclui repasse de R$ 400 mil para o Instituto Brasileiro de Cidadania e Ação Social (Ibras). O objeto é a execução de um projeto de qualificação em empreendedorismo para mulheres vítimas de violência doméstica. O instituto é o mesmo investigado pela organização da Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr).

Relatores

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cilene Lago Salomão e Brito Bezerra, foram sorteados relatores das contas do Governo do Estado e da Prefeitura de Boa Vista, respectivamente. A publicação consta no Diário Oficial da instituição dessa quarta-feira, 20. Os conselheiros relatores das demais contas das prefeituras e outros órgãos foram sorteados em dezembro do ano passado, para o biênio 2022/2024.

Concurso

A Prefeitura de Mucajaí, Município que fica a 57,8 quilômetros da capital, publicou aviso de pregão presencial para contratação de empresa para executar serviços de organização, planejamento e realização de concurso público, incluindo a elaboração, impressão e aplicação de provas, de nível superior e médio, cargos públicos de todo seu quadro permanente, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.