Se depender da vontade de viajar, o brasileiro já está com as malas prontas para botar o pé na estrada em 2024. E um dos destinos apontados como tendência para o ano que vem faz fronteira justamente com o Brasil: a Patagônia.
A lista dos melhores lugares para viajar em 2024 foi divulgada recentemente pela premiação ‘Best in Travel’, organizada pela corporação Lonely Planet, especializada em viagens. Os lugares foram selecionados com base em cinco categorias diferentes: top países, regiões, cidades, viagens sustentáveis e viabilidade. Confira alguns deles:
Patagônia
A região da Patagônia foi destaque como um dos destinos mais pertinhos do Brasil, já que fica localizada na Argentina e no Chile, e faz parte da área das viagens sustentáveis. Alguns dos motivos da região ter sido selecionada como uma viagem sustentável foi o projeto de reflorestamento e trabalho com animais ameaçados de extinção, como emas, cervos e pumas.
A região é conhecida pelas diferenças entre os dois países, pois na Argentina a região é mais desértica e árida, com pastagens, enquanto a região do Chile tem áreas com neve e floresta. A Patagônia inclusive é lar de um ponto turístico conhecido: a Cordilheira dos Andes, ideal para quem gosta de escalada e turismo de aventura.
Equador
A região do Equador tem trabalhado para se tornar um dos pontos mais sustentáveis do mundo, com trabalhos de reflorestamento, iluminação pública com lâmpadas de led e políticas públicas de reciclagem e coleta de lixo. O país também é conhecido por sua culinária, sua tradição e pelo ecoturismo, especialmente com a observação de aves.
Caminho Português de Santiago
Também conhecido como Caminho de Santiago de Compostela, a região é famosa por conta da sua tradição que liga pessoas de Portugal, França e Espanha. Um dos destaques da região é a culinária rica em frutos do mar, o pôr do sol nos terraços das vilas costeiras e os laços com a arquitetura medieval para quem gosta de história.
Confira outras indicações de pontos de viagem para 2024
Os países mais indicados na premiação foram a Mongólia, Índia, Marrocos, Chile, Benin, México, Uzbequistão, Paquistão, Croácia e Santa Lúcia. Das regiões as mais bem colocadas foram a rota ciclística nos Balcãs Ocidentais, a Ilha dos Cangurus no sul da Austrália, a cidade de Donegal na Irlanda, o País Basco Espanhol, que é uma comunidade autônoma no norte do país, sul da Tailândia, a costa do Zanguebar também conhecida como Costa Suaíli na Tanzânia, o estado Montana dos Estados Unidos e a região de Saalfelden Leogang, popular pela área de escalada, na Áustria.
Entre as cidades citadas a surpresa fica para Manaus, no Brasil, junto de Paris na França, Montreal no Canadá, Mostar na Bósnia e Herzegovina, Filadélfia na Pensilvânia, Jacarta, capital da Indonésia, Praga na República Tcheca, Esmirna na Turquia e Kansas City em Missouri.