O ex-presidente Jair Bolsonaro pode vir a Roraima após o período de Carnaval para discutir nomes para a disputa pela Prefeitura de Boa Vista nas eleições de 2024. A declaração foi feita em vídeo divulgado pelo senador Dr. Hiran (Progressistas-RR).
Com isso, Bolsonaro deve estar no Estado depois do dia 14 de fevereiro, quando é celebrada a Quarta-Feira de Cinzas. No vídeo, o ex-presidente agradece o convite do parlamentar. “Pretendo, obrigado pelo convite aqui, após o Carnaval, dar uma chegada em Roraima e conversar com os nossos políticos locais, para discutirmos aqui o futuro da Prefeitura. Passa por vocês [Hiran e seu grupo], obviamente, mas eu quero colaborar nesse sentido”, disse.
Bolsonaro também agradeceu aos eleitores roraimenses pela “votação fantástica” recebida em 2022, quando o Estado concedeu a maior proporção de votos ao então candidato a reeleição. “Quero agradecer a todos de Roraima pelo apoio e pela votação fantástica que tivemos no ano passado. E o nosso trabalho, o nosso empenho, o nosso amor pelo Brasil continua”, afirmou ele, que está inelegível até 2030.
O grupo do governador Antonio Denarium (Progressistas), ao qual o senador de Roraima pertence, está dividido sobre quem indicar para concorrer contra a reeleição do prefeito Arthur Henrique (MDB). Os deputados estaduais Catarina Guerra (União Brasil) e Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), e o deputado federal Nicoletti (União Brasil), são os pré-candidatos ao Palácio 9 de Julho em 2024.
Dr. Hiran disse ter apresentado a Bolsonaro esse atual cenário e que seria importante a união do grupo, a exemplo do que ocorreu nas eleições gerais de 2022, quando o apoio do então presidente foi um dos fatores que decidiu a eleição do senador e a reeleição de Denarium. Por conta do carinho da população local ao ex-presidente, o parlamentar considera que a visita dele seria fundamental.
O senador disse que não esteve na pauta da conversa com o ex-presidente a pré-candidatura do ex-vice-governador Frutuoso Lins a prefeito de Boa Vista, anunciada pelo diretório estadual do PL, o partido de Bolsonaro. Ainda no primeiro ano do Governo Denarium, Lins rompeu com o governador. Por conta disso, na avaliação de Dr. Hiran, seria difícil o governo estadual apoiar o médico.
“Creio que, no decorrer no início desse ano [2024], a gente possa, inclusive, trazer o partido do presidente [Bolsonaro] pra essa composição, que pode, eventualmente, ter a participação do doutor Frutuoso, porque ele é oposição, mas não é inimigo. É amigo. Pessoa que a gente respeita, que tem uma história como médico, de ter ajudado o nosso Estado e a gente respeita”, avaliou Hiran.