O Reino Unido anunciou neste domingo (24), o envio de um navio militar para a Guiana, antiga colônia britânica que enfrenta disputas territoriais com a Venezuela.
O Ministério da Defesa britânico, em comunicado, informou que o HMS Trent será despachado ainda este mês para a Guiana, destacando-a como um aliado regional e parceiro da Commonwealth. No entanto, detalhes adicionais sobre a missão não foram divulgados.
De acordo com informações da BBC, o navio participará de exercícios militares após o Natal, em colaboração com outros aliados da Guiana, país que foi uma colônia britânica até 1966. A rede britânica não especificou quais nações estarão envolvidas nessa iniciativa.
Londres já havia expressado apoio à Guiana com a visita, no início da semana, de David Rutley, chefe da diplomacia britânica na América. O HMS Trent, inicialmente designado para operar no Mar Mediterrâneo, foi redirecionado para o Caribe no início de dezembro com o propósito de combater o tráfico de drogas.
Um porta-voz do Ministério da Defesa britânico confirmou na quinta-feira passada que o HMS Trent, um navio britânico que havia sido enviado ao Caribe para combater o tráfico de drogas, foi transferido após as ameaças da Venezuela de anexar o Essequibo.
A disputa aumentou depois que a Venezuela aprovou a anexação do Essequibo em um referendo unilateral em 3 de dezembro, e o governo de Nicolás Maduro ordenou o estabelecimento de uma divisão militar perto da área disputada, entre outras medidas.
*Com informações da BBC e da Agência Brasil