“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” ( Hebreus 11:1 ).
O xantelasma ocorre devido a pequenas formações de depósitos com material gorduroso e que se concentra na região das pálpebras e, entre essas gorduras, está o colesterol presente nessa enfermidade, a qual ocorre abaixo da pele, principalmente ao redor dos olhos.
Esse tumor possui cor amarelada. Ele é um tipo de xantoma cutâneo. Portanto, ele se caracteriza por placas amareladas localizadas principalmente nas pálpebras. Esse tumor gorduroso afeta, principalmente adultos provocando o xantelasma palpebral, que é, como já foi dito acima um tipo de xantoma cutâneo.
Tanto o xantelasma quanto o xantoma podem ser confundidos com outros problemas de pele e é por isso que qualquer doença tem que ser tratada por médico e nesse caso por dermatologista, pois somente esse profissional está apto para fazer o diagnóstico e tratamento correto dessas duas doenças.
Quanto ao xantoma também ocorre por excesso de gorduras porque o organismo do paciente tem abundância de colesterol. Nesse caso o médico irá indicar tratamento para controle dos níveis de gorduras no sangue do paciente.
O xantoma se diferencia do xantelasma e podem aparecer em qualquer parte do corpo como, por exemplo, pés, mãos, coxas, região glútea, cotovelos e joelhos.
Há que ficar bem esclarecido também que tanto o xantelasma quanto o xantoma são tumores de pele benignos formado por gordura, visto que eles são formados de lipídios e não de células malignas.
É por isso que devemos ter todo cuidado com o que comemos todos os dias. Devemos evitar alimentos gordurosos não somente devido o xantoma e o xantelasma, mas também para evitar outras doenças graves como obesidade, AVC, hipertensão arterial e, entre outras, doenças respiratórias.
muito responsáveis pela nossa saúde. Muita gente morre cedo devido não ter cuidado de sua saúde de forma preventiva. Devemos incutir em nossa cabeça que prevenir é a melhor escolha.
Qualquer doença que por acaso adquiramos traz preocupação, tristeza e muitas vezes morte e é por isso que prevenir é a melhor escolha e não esperar a doença que a gente pode prevenir e não prevenismo.