EM BOA VISTA

Nova UBS amplia atendimentos para a população do São Vicente

UBS passa a ser de porte 4 e amplia atendimento e extende o horário de funcionamento, das 7h da manhã até às 19h, sem interrupção no atendimento

UBS Dr. Rômulo Ferreira, no bairro São VIcente (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
UBS Dr. Rômulo Ferreira, no bairro São VIcente (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Vicente foi entregue na manhã desta quarta-feira, 27, em Boa Vista. A unidade, que agora é de porte 4, ampliará os atendimentos para a população da região com o horário de funcionamento extendido, além de mais equipes e serviços de saúde.

A UBS ficou mais de um ano fechada em reforma, aproximadamente 1.500 pessoas eram atendidas na unidade mensalmente. Segundo o prefeito Arthur Henrique, o prédio era antigo e por isso precisou ser demolido durante a reforma.

“O São Vicente é um bairro central aqui de Boa Vista, mas a UBS atendia uma população de entorno muito grande, ja ultrapassou cerca de 70 mil procedimentos realizados na unidade por mês. Isso demonstra a importância dessa unidade”, enfatizou Arthur Henrique.

Prefeito Arthur Henrique fala sobre estrutura do novo prédio (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Por ser de porte 4, a UBS do São Vicente ampliou o horário de funcionamento, que irá das 7h da manhã até às 19h, sem interrupção no atendimento. Além disso, também contará com três equipes de estratégia em Saúde da Família, duas equipes de saúde bucal e se tornará o polo base do Programa Consultório na Rua, que leva atendimentos de prevenção e saúde para a polação de rua.

UBS Dr. Rômulo Ferreira da Silva

A Unidade Básica de Saúde passa a ser chamada Dr. Rômulo Ferreira da Silva, que foi um importante médico oftalmologista para a capital. Dr. Rômulo foi professor da Universidade Federal, fundador da Oculistas Associados de Roraima e criador do programa de inclusão Visão para Todos. O médico morreu em maio de 2021, vítima da Covid-19.

Para a sócia e amiga de Rômulo, Édila Cordeiro, o oftalmologista foi um agente importante na saúde e no bem-estar da população através de atendimentos gratuitos e humanizados.

“Ele deixou um legado de humildade e simplicidade. Sempre solidário, priorizou a visão não só para quem tem condições mas também os menos favorecidos”, disse Édila, emocionada.

Familiares do Dr. Rômulo e funcionários dos Oculistas Associados se reuniram na inauguração (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)