Se ainda não aconteceu, é possível que você se depare com placas e outdoors fixados em alguns muros da capital durante os próximos dias. Desde o início do mês, o Outdoor Social está veiculando em Boa Vista a campanha “Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor”, do Ministério da Saúde, com o intuito de estimular a população a buscar tratamento contra a malária nos postos de saúde.
Por ser realizada em regiões consideradas estratégicas pelo Ministério da Saúde, a veiculação por meio de placas e outdoors está sendo realizada nos bairros Senador Hélio Campos, São Bento e Professor Araceli Souto Maior, todos na zona oeste. Nas três localidades, a reportagem constatou a necessidade do estímulo junto à população em razão das condições sanitárias e ambientais.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) mostraram que, de janeiro a março deste ano, 5.750 casos de malária foram registrados em todo o Estado. Do total, 2.040 foram importados de outras unidades federativas ou de outros países. Em 2017, foram registradas mais de 14 mil notificações em Roraima, o que representa um aumento de mais de 50% em relação aos nove mil casos de 2016.
Conforme apontou o Ministério da Saúde, é fundamental que todas as pessoas diagnosticadas com malária sigam com o tratamento recomendado até o final, tendo em vista a possibilidade de agravamento do quadro mesmo que os sintomas desapareçam. Além disso, com o tratamento incompleto, o ciclo de transmissão da doença permanece, colocando em risco outras pessoas.
Pelo fato de a veiculação ocorrer por meio de placas e outdoors, os moradores envolvidos tiveram que autorizar a veiculação nos muros. Contudo, ao término da veiculação, cada morador que cedeu a casa para a instalação de uma placa ou outdoor vai receber R$ 100,00. A previsão é que a campanha seja encerrada no dia 11 de junho, ficando a critério do Ministério da Saúde qualquer possível prorrogação.
OUTDOOR SOCIAL – Com o objetivo de gerar renda e causar impacto social, o Outdoor Social veicula campanhas publicitárias e de utilidade pública em comunidades e periferias de todo o país. De modo geral, a missão da empresa é criar resultados efetivos para os anunciantes por meio de engajamento, empatia e experiência do target com a marca, ao mesmo tempo em que geram renda e oportunidade para as classes populares por meio do investimento publicitário. Com a proposta, a empresa inclui moradores na cadeia de trabalho, minimizando a concorrência de outros estímulos de comunicação. (A.G.G)