ARTE

Brasileiros voltaram a consumir cultura em 2023

Em comparação com o ano passado, os brasileiros realizaram mais atividades culturais em 2023

Brasileiros voltaram a se interessar por cultura em 2023 (Foto Raisa Carvalho)
Brasileiros voltaram a se interessar por cultura em 2023 (Foto Raisa Carvalho)

m comparação com o ano passado, os brasileiros realizaram mais atividades culturais em 2023. Segundo recente pesquisa, a principal característica de consumo de arte foi feita online, porém, o estudo também demonstrou um aumento no interesse em exposições, apresentações, visitas a centros e museus.
Os dados são da Pesquisa sobre Hábitos Culturais no Brasil, promovida pela DataFolha e Fundação Itaú. O levantamento apontou que o principal meio de acesso à cultura é por meio de música, filmes e séries nas plataformas de streaming.
Um total de 82% dos entrevistados declarou que escutou música online, um aumento de 2% em relação ao ano passado. Já o consumo de séries e filmes aumentou de 70% para 74% em 2023.
O brasileiro também passou a escutar mais podcasts em 2023, além de ler livros online e e-books. A pesquisa apontou que o percentual de ouvintes de podcasts subiu de 42% em 2022 para 48% em 2023. A maior parte do público ouvinte são jovens entre 16 e 24 anos.
Com relação aos livros, o aumento foi ainda maior. O percentual subiu de 30% em 2022 para 42% em 2023. Mais mulheres leem livros online (44%) do que homens (39%).

População participou mais de atividades culturais de teatro, dança e música

Mesmo depois do fim do isolamento causado pela pandemia da covid, muita gente optou por permanecer em casa e evitar aglomerações. Esse hábito tem mudado aos poucos e uma das mudanças é possível ser observada nesta pesquisa. O estudo apontou um aumento na participação dos brasileiros em apresentações artísticas de teatro, dança e música em 2023. O aumento passou de 18% em 2022 para 45% em 2023.
O crescimento também foi percebido para outras atividades como museus e exposições (8% em 2022 para 26% em 2023); cinema (de 26% em 2022 para 33%); centros de cultura (de 11% em 2022 para 19% em 2023); teatro infantil (de 18% em 2022 para 24% em 2023); bibliotecas (de 11% para 14%), seminários (de 13% para 17%) e oficinas de criação (de 7% para 10%).
Uma atividade cultural que não demonstrou aumento foi a de jogos online que teve uma pequena alteração de 1%, passando de 39% em 2022 para 40% em 2023. A queda registrada foi para cursos online que saiu de 41% em 2021, para 28% em 2022 e 14% em 2023.
Ao todo foram entrevistadas 2.405 pessoas, homens e mulheres de 16 a 65 anos, de todas as regiões. As entrevistas foram conduzidas por telefone ou presencial durante o mês de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.