SAÚDE NEONATAL

Mais de 9 mil partos foram realizados na maternidade de Boa Vista em 2023

Além disso, a instituição realizou 897 curetagens, um procedimento médico recomendado para a remoção de qualquer tipo de tecido do útero

Fachada da Maternidade provisória (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Fachada da Maternidade provisória (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Mais de 9 mil partos foram registrados no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, durante ano ano de 2023, segundo dados divulgados pela Sesau (Secretaria de Saúde).

Até o dia 18 de dezembro, foram computados 9.517 procedimentos, sendo 5.705 partos normais e 3.812 cesarianas. Além disso, a instituição realizou 897 curetagens, um procedimento médico recomendado para a remoção de qualquer tipo de tecido do útero.

Além das atividades relacionadas aos partos, a Maternidade proporcionou 337.463 atendimentos em diversas áreas, abrangendo serviço social, Banco de Leite Humano, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, psicologia, atendimento a recém-nascidos externos, follow-up médico e serviços de saúde e segurança do trabalhador.

“Acredito que 2023 foi um ano de desenvolvimento e crescimento. Fizemos boas mudanças, alterações de fluxo e não só estamos suportando a demanda existente, que tem sido crescente devido ao aumento da população, mas mantendo o padrão de qualidade no trabalho”, afirmou a diretora-geral da unidade, Laís Blanco.

Assistência Neonatal

Ao todo, 19.946 testes em bebês foram feitos em 2023, sendo 5.214 testes do olhinho, 4.323 testes do pezinho, 9.001 testes da orelhinha e 1.408 testes do coraçãozinho. Os números são referentes apenas aos bebês que nasceram na unidade.

A Maternidade oferece ainda aplicações de vacinas (BCG, Hepatite B, dTp Acelular Adulto, Tríplice Viral, Imunoglobulina, Palivizumabe, Influenza, Pneumocócica, Varicela, Hexavalente e Meningo). De janeiro a novembro deste ano, foram aplicados 19.552 imunizantes em bebês no Estado.

Somamos esforços e garantimos grandes e excelentes melhorias não só para a unidade como para a população. No ano de 2024 nos aprofundaremos em mais melhorias para assim garantir excelência no atendimento”, pontuou Laís.

Atendimento humanizado

Só este ano foram realizados 29.733 exames médicos divididos em ultrassonografia, radiologia, ecocardiograma e eletrocardiograma, possibilitando atendimento de qualidade para as pacientes.

As pacientes também podem conhecer o ambiente da Maternidade antes do parto, por meio do projeto “Enquanto o Bebê não Chega”, uma iniciativa voltada para aumentar a segurança das mulheres que se encontram no terceiro trimestre de gestação. As interessadas em fazer a tour pela unidade podem procurar a Direção de Ensino e Pesquisa da Maternidade, local onde será feito o cadastro e o agendamento da data de visita.

A unidade também é referência nas três etapas do Método Canguru, projeto do Ministério da Saúde que busca minimizar os efeitos adversos do nascimento prematuro e que propõe a melhora do cuidado de recém-nascidos, por meio da observação constante da criança e toda sua família.