Um homem procurou a Folha para denunciar a falta de medicamentos utilizados no controle de ansiedade e depressão, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Silvio Botelho, localizada no bairro Paraviana.
Segundo ele, os medicamentos Paroxetina de 20mg e Amitriptilina de 25mg estão em falta há mais de dois meses na UBS, e sempre que pede informações sobre a reposição do estoque, recebe respostas incertas.
“Por dia, eu tomo 3 comprimidos de Paroxetina e 4 de Amitriptilina. São muitos compridos para eu arcar do meu próprio bolso. Eu preciso desses medicamentos para dar continuidade ao meu tratamento. Eu preciso deles para ficar bem”, relatou.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que a Amitriptilina 25 mg está disponível desde a semana passada nas UBSs que dispensam medicamentos controlados: Sílvio Botelho, Aygara Motta, Asa Branca, Délio Tupinambá e Mariano Andrade.
Em relação à Paroxetina, a SMSA disse que a empresa responsável não conseguiu entregar o medicamento em tempo hábil, devido a conclusão do processo de aquisição no final do exercício de 2023. E alegou que a Superintendência de Assistência Farmacêutica deve iniciar o processo de empenho na última semana de janeiro.