EDUCAÇÃO

Rede Estadual de ensino oferta 12 mil vagas para novas matrículas

O período de matrículas para novos alunos terá início na próxima segunda-feira, 8, e se estenderá até o dia 19 de janeiro.

Esse investimento visa ampliar o número de matrículas em jornada integral nas redes de ensino. (Foto: Ascom/Seed)
Esse investimento visa ampliar o número de matrículas em jornada integral nas redes de ensino. (Foto: Ascom/Seed)

O Governo de Roraima está oferecendo um total de 12.002 vagas para matrícula nas escolas da rede estadual de ensino da capital, do interior e de comunidades indígenas. O período de matrículas para novos alunos terá início na próxima segunda-feira, 8, e se estenderá até o dia 19 de janeiro.

Na capital Boa Vista, 3.555 vagas já foram preenchidas por meio de sorteio público destinado aos CEMs (colégios estaduais militarizados) e às escolas estaduais Lobo D’Almada e Euclides da Cunha. No entanto, ainda existem 8.638 vagas disponíveis, distribuídas entre diferentes séries e modalidades de ensino.

As vagas para a capital incluem 3.710 para o 6º ano do Ensino Fundamental II, 540 para o 6º ano em Tempo Integral, 3.161 para a 1ª série do Ensino Médio, 315 para o Ensino Médio em Tempo Integral e 912 vagas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

No interior e nas comunidades indígenas, as matrículas ocorrerão no mesmo período, com a garantia de vagas para todas as crianças e adolescentes em idade escolar.

Como fazer a matrícula

Os pais ou responsáveis devem dirigir-se às escolas desejadas e efetuar a matrícula diretamente na secretaria da unidade de ensino, apresentando cópias e originais de documentos como o Histórico Escolar, CPF e RG do aluno e dos responsáveis legais, comprovante de residência, cartão de vacina atualizado, cartão do Bolsa Família (se beneficiário) e duas fotos 3×4 recentes.

Segundo o secretário-adjunto de Educação Básica, Semaias Alexandre, todos que buscarem a rede estadual de ensino serão matriculados. O atendimento será das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Caso não seja possível obter vaga na escola desejada, a partir de 22 de janeiro, a Central de Matrículas estará operacional para auxiliar pais ou responsáveis que não conseguiram efetivar a matrícula no prazo inicial.

A Central de Matrículas, localizada na avenida Jaime Brasil, 527, Centro, funcionará das 7h30 às 13h30 e oferecerá suporte na localização da vaga mais próxima da residência do aluno. Os pais ou responsáveis sairão da Central com o encaminhamento para efetivar a matrícula na instituição de ensino.

Colégios Militarizados

Para os estudantes sorteados durante o sorteio público para os colégios estaduais militarizados e Escola Lobo D’Almada e Euclides da Cunha, as matrículas também ocorrerão no mesmo período. Em caso de não efetivação da matrícula, a vaga será disponibilizada para convocação da lista de espera, a partir de 22 de janeiro.

A lista dos sorteados está disponível no link https://pm.rr.gov.br/cem e nos murais de cada colégio/escola no qual concorreram às vagas.