RORAIMA

Presidente da Assembleia é a 2ª autoridade estadual alvo de hacker em 2024

Soldado Sampaio disse ter desativado o número e acionado providências policiais para investigar o caso. Primeira-dama também já foi alvo

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Foto: Jader Souza/ SupCom ALE-RR)
O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Foto: Jader Souza/ SupCom ALE-RR)

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), disse que seu número de celular foi alvo de um ataque cibernético nesta sexta-feira (5). Ele é a segunda autoridade estadual a ser vítima desse crime em 2024.

Sampaio disse ter desativado o número e acionado providências policiais para investigar o caso. “Estamos orientando todos os grupos de WhatsApp que o tenham adicionado em seus contatos, que o remova com urgência”, diz em comunicado nas redes sociais.

Nesta semana, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), Simone Souza, denunciou que seu Instagram foi invadido e manipulado por criminosos, e que perdeu completamente o acesso à conta. A primeira-dama prometeu adotar medidas legais.

Em Roraima, criminosos também já se passaram por autoridades no WhatsApp, incluindo o vice-governador Edilson Damião. No ano passado, o secretário estadual de Infraestrutura usou o Instagram para denunciar que três números não ligados diretamente a ele foram usados para enviar mensagens e ligar para sua lista de contatos que inclui autoridades e pessoas próximas.