VIDA SAUDÁVEL

Como desinchar depois de extrapolar? Cinco dicas para reduzir a retenção de líquido

Para quem continua experimentando desconforto e retenção de líquidos, mesmo nos primeiros dias do ano, é fundamental seguir algumas orientações infalíveis para aliviar esses sintomas

Saiba como evitar o desconforto (Foto: Raisa Carvalho)
Saiba como evitar o desconforto (Foto: Raisa Carvalho)

No Brasil, as tradicionais festas de fim de ano são repletas de mesas fartas, com diversas variedades de pratos e doces. A verdade é que muita gente aproveita esse momento de recesso para chutar o balde e pode acontecer de extrapolar um pouco na alimentação. Para quem ainda se sente muito inchado, mesmo já na primeira semana do ano, é importante adotar algumas dicas infalíveis para reduzir o mal estar e a retenção de líquido.

  1. Faça exercícios
    A prática de atividade física auxilia na circulação do sangue e ajuda a eliminar qualquer líquido que tenha ficado retido no seu organismo. Uma dica é praticar um exercício como a corrida, que ajuda na produção de suor e, consequentemente, a diminuir a quantidade de líquido.
  2. Aumente o consumo de líquidos
    Pode parecer contraditório ingerir mais líquidos quando você se sente inchado, mas a verdade é que o maior consumo de água e chás ajudam a eliminar o excesso de sódio pela urina, que causa a sensação de inchaço.
  3. Consuma alimentos diuréticos
    Água de coco, café, chá verde, chá preto e chá de hibisco, além de banana, uva, abóbora, beterraba e pepino são alguns alimentos diuréticos. Para ajudar na retenção de líquidos e sódio, a pessoa deve ingerir alimentos que auxiliam na produção da urina.
  4. Foco na alimentação anti-inflamatória
    O mal-estar depois das festas de fim de ano pode ser causado também por inflamação no corpo. A dica é apostar em alimentos como peixes ricos em ômega 3, abacaxi, brócolis, gengibre, limão e açafrão.
  5. Evite alimentos ricos em sódio
    O sal é um dos principais motivos da retenção de líquidos, portanto, é importante evitar alimentos ricos em sal e industrializados, como refrigerantes e molhos prontos, além de carnes defumadas como linguiça, presunto e mortadela.