LUTO NO FUTEBOL

Morre Zagallo, ex-jogador e tetracampeão pelo Brasil

Ex-jogador e técnico, ele fez história com a Seleção Brasileira e conquistou o tetracampeonato mundial, em 1994

Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-futebolista e treinador brasileiro (Foto: Instagram CBF)
Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-futebolista e treinador brasileiro (Foto: Instagram CBF)

O ex-jogador e técnico Mario Jorge Lobo Zagallo morreu, na noite dessa sexta-feira, 5, aos 92 anos. A notícia do falecimento foi publicada no perfil oficial dele no Instagram. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos.

Zagallo é um dos personagens mais icônicos do futebol brasileiro e detém o recorde de atleta que mais venceu Copas do Mundo. Como jogador, trouxe os dois primeiros títulos do Brasil, em 1958 e 1962. Como treinador, conquistou o tri, em 1970, e como coordenador técnico, em 1994, auxiliou na conquista do tetracampeonato mundial.

O Velho Lobo começou a carreira no América-RJ. Ele também defendeu as cores do Flamengo por quase uma década. Consagrou-se no Botafogo ao lado de Garrincha, Didi e Nilton Santos. Também treinou os dois clubes, assim como os rivais Fluminense e Vasco. Zagallo treinou as seleções do Kuwait, dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita.

A última experiência de Zagallo profissional foi como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira na Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Zagallo é um dos personagens mais icônicos do futebol brasileiro e detém o recorde de atleta que mais venceu Copas do Mundo (Foto: Instagram Zagallo)

CBF decreta luto de 7 dias

A CBF lamentou a morte de Zagallo e decretou luto de sete dias pelo atleta. “A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol “, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

“A CBF decreta luto de sete dias em homenagem à memória do seu eterno campeão e se compromete em reverenciar o seu legado. Em 2022, inauguramos uma estátua em homenagem ao eterno campeão no Museu da CBF e não esqueceremos da emoção que compartilhamos”, acrescentou.

Por causa da morte de Zagallo, a CBF também decretou um minuto de silêncio em todas as partidas da primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Nordeste, que começa neste sábado, 6. 

Com informações, Correio Braziliense

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.