CINEMA

A COR PÚRPURA: Nova versão reconta história de clássico em formato musical

O filme é baseado na obra de Alice Walker. Veja o trailer


O filme é baseado na versão musical do romance "A Cor Púrpura", originalmente escrito por Alice Walker (Foto Divulgação)
O filme é baseado na versão musical do romance "A Cor Púrpura", originalmente escrito por Alice Walker (Foto Divulgação)

O novo filme “A Cor Púrpura”, que estreia em 08 de fevereiro no Brasil, é uma dessas tramas que promete envolver e emocionar. O drama musical é um sucesso na crítica especializada e uma das apostas para as categorias de melhor filme e atuação no Oscar.
O longa é inspirado na adaptação musical do livro “A Cor Púrpura”, escrito por Alice Walker, que conta a história de Celie, uma jovem negra moradora do sul dos Estados Unidos, com uma vida marcada por sofrimento. Depois de sofrer violências do próprio pai, ela é negociada em casamento com um homem mais velho e se separa da irmã mais nova. Já adulta, ela se mantém presa em um relacionamento abusivo e encontra forças para ser mais feliz por meio das amizades com outras mulheres: Sofia, uma jovem forte; e Shug, uma cantora de jazz.

Direção e elenco
O filme é dirigido por Blitz Bazawule e conta com um elenco formado por Fantasia Barrino (conhecida por vencer a 3ª Temporada do American Idol); Taraji P. Henson (de “Estrelas Além do Tempo”) e Danielle Brooks (de “Orange Is The New Black”). Também participam Colman Domingo, Corey Hawkins, Halle Bailey, a cantora H.E.R., a cantora Ciara, David Alan Grier e Phylicia Pearl Mpasi.
A crítica recebeu o filme positivamente e tem previsto indicações para Danielle Brooks para melhor atriz coadjuvante, Fantasia Barrino para melhor atriz, além de melhor filme e música do ano.

Confira o trailer oficial:

Entenda a adaptação musical de “A Cor Púrpura”

Para entender a trama é preciso primeiro saber a sequência dos fatos: primeiro o lançamento do livro “A Cor Púrpura”, escrito por Alice Walker em 1982 e ganhador do prêmio Pulitzer, um dos principais da literatura mundial.

O livro fez tanto sucesso que foi lançado um filme inspirado na obra, em 1985, com Whoopi Goldberg, Danny Glover e Oprah Winfrey, escrito e dirigido pelo aclamado cineasta Steven Spielberg. O filme fez muito sucesso e embora não tenha vencido melhor filme no Oscar, foi considerado como um dos melhores do ano e lançou Whoopi para o estrelato.
Anos mais tarde houve a adaptação do livro para o teatro musical, em 2004, com músicas inspiradas na história de Celie. Agora, 20 anos mais tarde, estreia no Brasil o filme inspirado na peça teatral. Uma curiosidade é que a protagonista Fantasia Barrino já inclusive atuou na peça musical interpretando Celie, portanto, o filme é um retorno da atriz ao personagem.

Primeira adaptação lançou Whoopi Goldberg ao estrelato (Foto: Divulgação)