Todo mundo tem a sua própria maneira de lavar roupas, com algumas técnicas que normalmente são passadas de família em família. As dicas variam entre o tipo de sabão, do amaciante e até quanto tempo deixar de molho. Mas uma recomendação que muitos ainda aparentam ter dúvida é se é preciso lavar a roupa normal ou do avesso. Segundo especialistas, a melhor forma para garantir vida longa ao seu vestuário é colocar os trajes do avesso.
A forma é a mais indicada por alguns motivos. O primeiro é com relação à exposição ao sol.
Clima favorável
Em Roraima, a população sabe que existe um sol para cada pessoa, então, as roupas ficam normalmente muito expostas à luz solar e acabam desbotando com mais facilidade. Portanto, a dica é lavar a roupa e estender a roupa do avesso, para que as cores permaneçam mais vivas e sem desbotamento.
Lavagem
Outro motivo é o atrito causado durante a lavagem. Isso pode ocorrer mais para quem lava roupas no tanquinho e nas máquinas de lavar. As roupas misturadas umas nas outras podem ocasionar no surgimento de bolinhas. Já se a roupa for lavada no modo avesso, as bolinhas surgem por dentro e são mais fáceis de disfarçar.
Roupas brancas, escuras e coloridas
A orientação é lavar de modo avesso tanto para roupas claras, roupas escuras e coloridas, mas principalmente as que tiverem estampa ou tecidos delicados, como seda, renda e linho. Vale ressaltar que colocar as vestes ao contrário também não prejudica a lavagem dos itens, mesmo em itens mais pesados. Caso ocorra um acidente com algum produto que mancha roupas, como vinho tinto, o ideal é deixar a peça de molho antes da lavagem, seguindo as orientações da etiqueta.