Inicia nesta segunda-feira (8) o período de matrícula dos alunos das redes estadual e municipal, em Boa Vista. Os responsáveis devem se atentar para não perder os prazos estipulados, lembrando que cada rede de ensino possui etapas e datas diferentes.
Rede municipal
Para a rede municipal, as matrículas iniciam com os alunos dos 1º e 2º períodos da Pré-escola, que podem ser realizadas de 8 a 12 de janeiro de 2024. Já os responsáveis por estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental têm até o dia 19 de janeiro para efetivar a inscrição. Os estudantes do 3º ao 5º anos terão o prazo de 22 a 26 de janeiro para realizar a matrícula.
É importante destacar que as solicitações devem ser feitas por meio da Central Tele Matrículas (0800-280-3536), em funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 19h. Além disso, o aplicativo “Matrícula Online”, disponível para Android e iOS, e o site matriculaonline.boavista.rr.gov.br também estão aptos a receber as inscrições.
A prefeitura reforça que as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos, escolas indígenas e do campo, serão realizadas diretamente na unidade de ensino, com datas específicas para cada etapa.
Rede estadual
A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informa que as matrículas na rede estadual de ensino estarão abertas de 8 a 19 de janeiro de 2024. Caso não seja possível realizar a matrícula nesse intervalo, a Central de Matrículas estará disponível de 22 de janeiro a 2 de fevereiro.
A Seed publicará nos próximos dias os Editais de Matrículas, fornecendo informações detalhadas sobre vagas em escolas civis que exigem sorteio para ingresso e nas instituições militarizadas.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 12.002 vagas para novas matrículas em 2024, conforme o edital nº 172/2023. Em Boa Vista, 3.555 vagas já foram preenchidas por meio de sorteio público, destinado aos CEMs (colégios estaduais militarizados) e às escolas estaduais Lobo D’Almada e Euclides da Cunha. No entanto, 8.638 vagas ainda estão disponíveis, distribuídas entre diferentes séries e modalidades de ensino
As vagas para a capital incluem oportunidades para o 6º ano do Ensino Fundamental II, 6º ano em Tempo Integral, 1ª série do Ensino Médio, Ensino Médio em Tempo Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com um total de 3.710, 540, 3.161, 315 e 912 vagas, respectivamente.
Os pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos estipulados pelo edital.