O serviço de controle populacional de animais domésticos em Boa Vista ganhou reforço com o lançamento do Castra Móvel. O veículo itinerante, parte do programa “União pelos Animais” da gestão municipal, busca descentralizar o atendimento e tornar a castração acessível aos tutores na cidade.
Saiba como participar
O processo de participação no programa inicia-se com a inscrição no site da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). Tutores de baixa renda e moradores de bairros da zona oeste são prioridades para o serviço de castração de animais. Os interessados, que atendem aos requisitos, devem realizar o cadastro e aguardar serem chamados pela unidade.
Funcionamento
O Castra Móvel opera de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Tutores de baixa renda têm direito a castrar até quatro animais, enquanto a população em geral pode castrar dois, quando houver vagas remanescentes. A cirurgia pode ocorrer no próprio Castra Móvel ou em uma das clínicas parceiras, de acordo com a disponibilidade.
A Unidade de Zoonoses entra em contato com os tutores selecionados, indicando os trâmites para a entrega da guia de autorização do serviço e o local da cirurgia. É fundamental que os tutores estejam atentos às orientações repassadas pelos profissionais antes do procedimento cirúrgico do animal.