Cotidiano

Empresários reclamam que proibição para estacionar prejudica o comércio

Prefeitura instalou placas proibindo estacionamento de veículos ao longo da Avenida Centenário para melhorar fluidez do trânsito

Os comerciantes da avenida Centenário, na Zona Oeste de Boa Vista, reclamam que a nova sinalização proibindo estacionamento de veículos, por toda a extensão da pista, tem dificultado o acesso dos consumidores aos seus comércios. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) instalou placas de regulamentação como parte dos serviços de sinalização em ruas e avenidas da Capital.
Aquela avenida, que divide os bairros Centenário e Cinturão Verde, é de tráfego intenso, uma vez que dá acesso a vários outros bairros da zona Oeste a partir do trecho sul da BR-174. Vários acidentes têm sido registrados naquele trecho, mesmo sendo bem sinalizado, principalmente por ser uma via estreita. Com a proibição para estacionar, a finalidade seria garantir a fluidez do trânsito na avenida, conforme comunicado da Prefeitura durante o período de instalação das placas. Porém, acabou afetando o comércio.
O comerciante Sebastião Gomes disse que se sente prejudicado com a medida. “Não permitem mais ninguém estacionar. Não posso mais descarregar material na frente do meu mercado. Esses dias, eu quase fui multado quando descia um carregamento, mas discuti com os agentes e por sorte não recebi a multa”, disse.
A maioria dos empresários reclama ser prejudicado em relação à clientela, como afirmou o barbeiro Jodson Aram. “O consumidor prefere buscar outra opção em algum lugar que tenha estacionamento pela facilidade do acesso. Como autônomo, eu me sinto lesado depois da chegada dessas placas”, disse.
Segundo ele, a avenida Ataíde Teive, que divide os bairros Asa Branca e Tancredo Neves, tem um fluxo muito mais intenso que o da avenida Centenário e, mesmo assim, possui estacionamento dos dois lados da via.
Outro comerciante, Frank Pimentel, disse à Folha que o problema mais sério da avenida é a falta de semáforo. “Acho que desta vez a Prefeitura focou mal. Os agentes não aceitam nem estacionamento rotativo, e há gente que vem aqui comprar remédio com pressa. A avenida precisa mesmo é de semáforos, pois os cruzamentos são perigosos”, disse o gerente de farmácia na região.
Já a pedestre Roberta Almeida, de 26 anos, vê de forma positiva as novas placas de regulamentação na avenida. Perguntada sobre as infrações de trânsito na região, ela disse que por ali nunca existiram filas duplas, mas afirmou que é comum motoristas excederem na velocidade na avenida Centenário.
“Gostei da mudança. Ficava meio difícil de transitar com tanto carro estacionado. Acho que é só questão de tempo até os vendedores se acostumarem. O cliente pode muito bem estacionar nas ruas que cortam a avenida para ir aonde precisa”, disse.
PREFEITURA – A Secretaria de Comunicação de Prefeitura de Boa Vista informou que a SMST realizou estudos e identificou que a avenida Centenário possui peculiaridades em relação à largura da via, o que impede a liberação de estacionamento no local.
Os mesmos estudos, conforme a secretaria, mostraram grande risco de acidentes e de congestionamento na avenida. Sendo assim, a SMST seguiu o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro, estando amparado pela legislação vigente frente a estas situações.
A prefeitura informou ainda que foi feito um trabalho de orientação com os comerciantes do local antes da colocação das placas, em dezembro de 2014, e que esse procedimento será adotado em outros locais onde a secretaria encontrar a mesma situação.
SEMÁFOROS – Na quarta-feira da semana passada, a Prefeitura anunciou que no primeiro trimestre deste ano, serão instalados 100 semáforos em 25 cruzamentos da Cidade. Um destes cruzamentos será o da avenida Centenário com a rua Juazeiro, no bairro Centenário. (J.P.P)