OPORTUNIDADE

Estados Unidos oferta empregos para brasileiros que trabalham com inteligência artificial

O país está facilitando a entrada de estrangeiros nos EUA, inclusive os do Brasil, em busca daqueles que trabalham na área da IA

A medida foi anunciada no ano passado e os departamentos do governo têm um prazo de 90 dias para se adequar às normas (Foto Raisa Carvalho)
A medida foi anunciada no ano passado e os departamentos do governo têm um prazo de 90 dias para se adequar às normas (Foto Raisa Carvalho)

Se você trabalha ou atua com pesquisa sobre inteligência artificial no Brasil, pode se preparar para buscar um emprego nos Estados Unidos. O país está facilitando a entrada de estrangeiros nos EUA, inclusive os do Brasil, em busca daqueles que trabalham na área da IA.

A medida foi anunciada no ano passado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante o anúncio de uma medida que promete regulamentar o uso da inteligência artificial no país. Ou seja, o governo americano quer encontrar meios para garantir mais segurança e proteção tanto para quem trabalha com inteligência artificial quanto para a população em geral.

Por conta disso, Biden informou em uma ordem executiva com algumas medidas destinada a todas as agências federais, entre elas, a agência de imigração. O objetivo é fazer com que novos trabalhadores estrangeiros que atuem com IA consigam entrar nos EUA com mais facilidade. 

Assim, trabalhadores na área de tecnologia e acadêmicos que pesquisam IA poderão ter seus vistos facilitados para adentrar ao país. A medida foi anunciada no ano passado e os departamentos do governo têm um prazo de 90 dias para se adequar às normas.

Mas afinal o que é inteligência artificial?

Hoje em dia, a inteligência artificial está mais próxima do que você imagina. Esse termo é correspondente a serviços ou ferramentas que antes precisavam de humanos para serem realizadas e agora são executadas por um sistema. 

Alguns exemplos de tecnologia IA já em funcionamento são o ChatGPT, Bing, além de alguns serviços de telemarketing e centros de atendimento ao consumidor. O mercado tem investido cada vez mais em inteligência artificial, para acelerar o processo de análise de dados e resolver problemas.