JANEIRO ROXO

Coronel Mota promove ação de prevenção à Hanseníase

Iniciativa incluirá palestras, distribuição de informativos e a realização de testes rápidos.

90% dos novos casos de hanseníase diagnosticados nas Américas estão concentrados no Brasil (Foto: Ascom/Sesau)
90% dos novos casos de hanseníase diagnosticados nas Américas estão concentrados no Brasil (Foto: Ascom/Sesau)

Em consonância com a campanha nacional Janeiro Roxo, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção à hanseníase, a Policlínica Coronel Mota irá promover, no dia 29 de janeiro uma programação especial sobre o assunto. A iniciativa incluirá palestras, distribuição de informativos e a realização de testes rápidos.

O tema central da programação é “Conhecer para não Discriminar”, ressaltando a importância do conhecimento como ferramenta fundamental no enfrentamento da hanseníase e do preconceito associado à doença. A enfermeira do Núcleo de Assistência ao Paciente com Hanseníase, Maria Gorete Pires, destaca: “Esse é o mês em que as unidades de saúde estão intensificando as ações para detectar novos casos e sensibilizar a população.”

Dados sobre hanseníase

De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos novos casos da doença diagnosticados nas Américas estão concentrados no Brasil, que ocupa a segunda posição mundial em número de novos casos.

Em Roraima, o Núcleo registrou 54 novos casos de pacientes diagnosticados com hanseníase em 2023, dois a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Protocolo de detecção

Para agilizar o diagnóstico de pessoas que tiveram contato com pacientes acometidos pela doença, a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde implementou, em setembro do ano passado, a rotina de detecção da hanseníase nos postos de saúde dos municípios, utilizando testes rápidos, além de reforçar o envio de medicamentos para o tratamento.

A medida busca facilitar o fechamento do diagnóstico, auxiliando os municípios na prestação de assistência médica de qualidade.

Importante ressaltar que o atendimento ao paciente com hanseníase ocorre na atenção primária dos municípios. Em casos mais graves, a referência é a Policlínica Coronel Mota, localizada na rua Coronel Pinto, 646, no Centro de Boa Vista.

Confira a programação

Tema: “Conhecer para não Discriminar”

Data de Realização: 29 de Janeiro de 2024.

Pela manhã:

  • Atendimento com a médica dermatologista Alba Palermo;
  • Palestra com o fisioterapeuta Luiz Henrique da Silva Junior;
  • Distribuição de cartilhas e panfletagem;
  • Realização de Testes Rápidos com a enfermeira Maria Gorete Pires.

Pela tarde:

  • Atendimento com a médica dermatologista Laila Acácia;
  • Palestra com o assistente social Elias Ribeiro;
  • Distribuição de cartilhas e panfletagem;
  • Realização de Testes Rápidos com a enfermeira Janeide Gama.