Eleições 2024

Deputado de grupo aliado de Denarium confirma apoio a Arthur em Boa Vista

Gabriel Mota afirmou que o atual prefeito de Boa Vista não deve ter dificuldade para se reeleger e citou a demora do grupo político adversário em escolher um nome para enfrentá-lo

Gabriel Mota em entrevista à Folha FM (Foto: Reprodução/Facebook/Folha FM)
Gabriel Mota em entrevista à Folha FM (Foto: Reprodução/Facebook/Folha FM)

O deputado federal Gabriel Mota (Republicanos) confirmou o apoio à reeleição do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), nas eleições deste ano. Mota falou programa Agenda da Semana, transmitido nesse domingo (14) pela Rádio Folha FM. O parlamentar participa das articulações do PSDB no estado para o pleito de 2024.

“Eu sou aliado do governador, só que eu acredito que o governo Denarium tem um grupo muito grande. Conversei com ele várias vezes. falei que precisava de espaço no seu governo.  Eu conversei com as pessoas que que gostam do governador, continuo seguindo ele e aqueles que gostam do prefeito Arthur, que são a grande maioria, e aí eu tomei essa decisão”, explicou o parlamentar.

O deputado federal atualmente é filiado ao Republicanos e descarta sair do partido, que é o mesmo do senador Mecias de Jesus, que faz parte do grupo político do atual governador Antonio Denarium (Progressistas). As lideranças do Republicanos articulam a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o deputado estadual Soldado Sampaio. Mota elogiou a gestão de Arthur, que considera como um amigo, e avaliou que o atual prefeito da capital não deve ter dificuldade em se reeleger.

“O Arthur pra mim hoje é um dos melhores prefeitos de capitais do Brasil. Isso aí porque eu conheço vários. A gente tem acompanhado lá em Brasília o trabalho. E eu tenho certeza se continuar esse trabalho, eu acredito que não vai ter dificuldade pra eleição dele”, complementou.

Indecisão

O deputado ainda citou a demora sobre a decisão de um nome do grupo político para disputar a Prefeitura de Boa Vista. “O nosso grupo lá com o governo até hoje não definiu quem é o candidato. Eu acredito que em janeiro você já deveria ter uma definição. Uma clareza. Você vê aqui o Nicoletti que é do União Brasil, é candidato a prefeito e diz que não vai abrir mão. Aí eu já vi setores do governo dizendo que a Catarina pode ser candidata e eu vi algumas declarações do deputado Nicoletti dizendo que se ela quiser ser candidata ela vai ter que renunciar ao mandato. Então é uma decisão muito difícil até porque você renunciar ao mandato pra participar de uma eleição contra candidato com 85% de aprovação, tem que ter muita coragem”, disse

Mota ainda falou que não chegou a conversar com o companheiro de partido, deputado Soldado Sampaio, sobre a candidatura a prefeitura de Boa Vista. “Sampaio é meu amigo também particular, mas também nunca conversei com ele sobre a [candidatura a] prefeitura. Eu não sei se realmente ele é candidato é pré-candidato a prefeito. Então eu acredito que a eleição deste ano não vai não vai ser igual a de 2020, com muitos candidatos. Devem se polarizar aí em três, quatro candidaturas no máximo”, falou.

Interior

O deputado também está articulando o apoio do PSDB a candidaturas pelo interior. Em Caroebe, São João da Baliza e Cantá, o partido deve apoiar as reeleições de Osmar Filho (Republicanos), Luiza Maura (Progressistas) e André Castro (Progressistas).

Em São Luiz do Anauá, o PSDB deve apoiar a candidatura do deputado estadual Gabriel Picanço ou da esposa, Suzy Picanço. Em Rorainópolis, o apoio é para a candidatura de Dr. Áthila, Em Caracaraí, o partido deve apoiar Júnior Paraíba. Em Iracema, o apoio deve ser a Edinho, com o PSDB indicando o vice na chapa.

Já no Norte do Estado, o partido deve fazer parte das candidaturas de João Neto em Mucajaí, Flávio Lira em Alto Alegre, Síria Mota em Uiramutã, e Neila Araújo. Em Bonfim, o apoio será a candidatura do ex-prefeito Paulo Tiririca. Em Pacaraima, ainda não há uma definição sobre o apoio do partido.