Décimo clube profissional do Estado, o Monte Roraima Futebol Clube confirmou a participação no Campeonato Roraimense de 2024. A diretoria mantém discrição sobre o elenco, mas times locais como o hegemônico São Raimundo-RR, atual octacampeão estadual, já admitem o potencial da equipe ser competitiva com chances de brigar pelo título.
Em 22 de março de 2023, o clube-empresa foi criado por empresários, incluindo o presidente Vitor Hugo Perin, e entusiastas do esporte locais, com recursos próprios, a partir de uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), formato de gestão popularizado em clubes como Botafogo, Cruzeiro, Vasco e Fluminense.
A partir daí, o Monte Roraima foi aceito como filiado à Federação Roraimense de Futebol (FRF) após cumprir exigências formais e pagar a taxa de filiação. Depois, pagou taxa de licença para o caso de participar de competições da CBF e da Fifa. O Real, fundado em São Luiz, no Sul de Roraima, era até então o último clube profissionalizado – o que aconteceu em 2011.
90% do elenco formado e pré-temporada fora
O Monte Roraima já está com 90% do elenco acertado e pretende oficializar contrato de quatro meses com 26 jogadores para seu primeiro Estadual. A apresentação está marcada para 2 de fevereiro, na sede do Retrô, em Recife, e a pré-temporada na capital pernambucana segue até o dia 27. Neste momento, o clube prefere a discrição do plantel para evitar o assédio de outras equipes.
Mas o diretor executivo do clube, Paulo Roberto, disse que os atletas são de todas as partes do Brasil, incluindo do próprio Estado de Roraima. A delegação deve embarcar rumo a Boa Vista no dia 28 de fevereiro.
Técnico foi campeão brasileiro como jogador
A comissão técnica está contratada desde novembro, entretanto, o clube confirmou publicamente, até agora, apenas um dos membros: o técnico Rodrigo Chagas. Como jogador, o carioca de 51 anos foi tetracampeão estadual com Vitória (duas vezes) e Corinthians (duas), campeão brasileiro com o Timão e da Copa do Brasil com o Cruzeiro. Ele ainda chegou a atuar na seleção brasileira.
Como treinador, ele dirigiu Vitória, Jacuipense, Juazeirense e Atlético de Alagoinhas. Em 2022, foi vice-campeão baiano com a Jacuipense, que liderou a fase de grupos do Estadual com 77,8% de aproveitamento.
Nome, cores, uniformes, mascote e torcedor
A equipe leva o nome do Monte Roraima, ponto turístico de 2.810m de altura situado na tríplice fronteira Brasil, Venezuela e Guiana, considerado um dos mais conhecidos do planeta. O clube usará o verde da natureza, que representa a região amazônica, e o amarelo, do ouro e outras riquezas minerais existentes em Roraima.
Nas redes sociais, o Monte Roraima anunciou dois dos três uniformes que devem ser usados durante o Estadual: o principal com camisa amarela (com detalhes verde e amarelo) e short verde, e o segundo com camisa branca (com detalhes amarelo e verde) e short amarelo. Ambos os conjuntos terão meiões auriverdes (amarelo e verde, e verde e amarelo, respectivamente). O clube promete comercializá-los em loja própria, na capital do Estado.
A equipe será representada pelo mascote verde e amarelo Tamanduá de Roraima, para reforçar a preocupação com a defesa e proteção dos animais amazônicos. Inclusive, o time será apelidado com o nome do animal, além de Auriverde Macuxi e Dourado de Roraima. O torcedor poderá ser conhecido como montista, dourado e auriverde.
CT próprio
Os líderes da iniciativa começaram a construir, no bairro Alvorada, zona Oeste de Boa Vista, o Centro de Treinamento do Monte Roraima. O espaço terá alojamento, refeitório, academia, sede administrativa, campo oficial e de society para os times profissional e de base. O clube espera concluir o primeiro campo pronto para treinamento em março e finalizar totalmente as obras até o fim de 2024.
Base e feminino
O Monte Roraima planeja formar as categorias de base e deve disputar o Campeonato Roraimense Sub-20 deste ano. “O projeto do clube tem a pretensão de trabalhar sim com todas as categorias de base, se tornando futuramente clube formador perante a CBF. Acontecerão, sim, seletivas em busca de novos talentos, sempre com o objetivo de formar grandes craques e cidadãos também”, afirmou Paulo Roberto.
O elenco feminino também faz parte do projeto do Monte Roraima. “Existe sim a ideia da criação do time feminino, assim que nosso CT estiver pronto, e assim termos todas as condições e estrutura de trabalho necessária para cada categoria funcionar com excelência”, destacou o diretor.