DOENÇA CRÔNICA

Teste de hanseníase está disponível em todas as UBSs de Boa Vista

Doença é transmitida por via respiratória, como fala, tosse e espirros, geralmente entre pessoas que compartilham a mesma casa ou têm contato prolongado.

Atendimento de saúde em UBS(Foto: Ascom Semuc)
Atendimento de saúde em UBS(Foto: Ascom Semuc)

Os principais sintomas da hanseníase incluem manchas avermelhadas na pele, perda de sensibilidade, dor e ferimentos. Após a identificação desses sinais, é crucial procurar avaliação médica imediata. O tratamento da doença, com duração de seis a doze meses, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista.

Quando o diagnóstico de hanseníase é positivo, os medicamentos necessários para o tratamento são fornecidos nas UBSs. Andria Millena, técnica de enfermagem da Coordenação de Tuberculose e Hanseníase, destaca que a família do paciente é acompanhada como parte do processo para rastrear e interromper o ciclo de transmissão da doença.

Ao iniciar o tratamento, o paciente deixa de ser transmissor da doença imediatamente. É fundamental lembrar que a hanseníase é transmitida por via respiratória, como fala, tosse e espirros, geralmente entre pessoas que compartilham a mesma casa ou têm contato prolongado.

Teste gratuito

Para monitorar a hanseníase, o município oferece o teste rápido, disponível em todas as unidades de saúde desde o ano passado. Este teste é direcionado exclusivamente para familiares de pacientes diagnosticados, não sendo voltado para demanda espontânea. O resultado do exame é liberado em até 20 minutos.

Relatório

Em números do ano passado, as equipes de Boa Vista notificaram 31 casos de hanseníase. Destes, 24 pacientes estão em tratamento, dois receberam alta por cura, uma pessoa abandonou o acompanhamento médico na Atenção Primária, e houve duas transferências para fora do município e país.