ELEIÇÕES 2024

Saiba como tirar o título de eleitor sem sair de casa

Fique ligado no prazo! Após 8 de maio, o cadastro eleitoral fecha, e não será possível se inscrever

Quem não justificou ausência na última eleição ou mudou de cidade, deve procurar a Zona eleitoral mais próxima até 8 de maio (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Quem não justificou ausência na última eleição ou mudou de cidade, deve procurar a Zona eleitoral mais próxima até 8 de maio (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Quer saber como tirar o título de eleitor a tempo de votar este ano? É fácil e grátis! O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu o prazo final em 8 de maio para os jovens se cadastrarem. Depois disso, não será possível se inscrever para as eleições de 2024.

Para conseguir seu título, se você for votar pela primeira vez, pode fazer tudo online, sem sair de casa. Basta acessar o site do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu Estado, clicar em “Serviços” e depois em “Autoatendimento eleitoral”. Escolha a opção “Título Eleitoral” e preencha os campos com suas informações. Não se esqueça de enviar fotos do seu rosto, documento de identificação, comprovante de residência e, para os homens de 19 anos, comprovante de quitação militar.

Se preferir, pode ir pessoalmente ao cartório eleitoral mais próximo. Nesse caso, consulte o site do TRE do seu Estado para informações sobre agendamento.

Fique ligado no prazo! Após 8 de maio, o cadastro eleitoral fecha, e não será possível se inscrever. Essa medida visa organizar as eleições, já que o TSE precisa saber o número exato de eleitores aptos a votar.

Os jovens de 15 anos já podem pedir o título, mesmo que só possam votar aos 16. É uma mudança devido a uma resolução do TSE de 2021.

Se você tem irregularidades com a Justiça Eleitoral, confira sua situação no Portal do TSE. Se houver débitos de eleições anteriores, é necessário quitá-los antes de fazer o pedido do título.

Lembre-se de que em 2024, serão eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores. O primeiro turno é em 6 de outubro, e onde necessário, o segundo turno será em 27 de outubro, apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores.