Um dos mais recentes lançamentos da Netflix é líder entre os filmes mais vistos na plataforma. O longa-metragem “A Sociedade da Neve” narra a história real vivida pelos jovens integrantes de um time uruguaio de rúgbi amador, em 1972, que ia ao Chile para uma partida, porém foram vítimas de um acidente aéreo na Cordilheira dos Andes. Os sobreviventes enfrentaram meses de condições extremas de frio e fome.
Dirigido pelo espanhol J.A. Bayona (“Jurassic World: Reino Ameaçado”, “O Impossível”), o filme retrata desde momentos antes do acidente até o pós-resgate dos 16 sobreviventes, que estavam no voo 571 da Força Aérea Uruguaia, com 45 pessoas a bordo, entre jogadores, familiares, amigos e a tripulação.
A trama garante momentos emocionantes, realistas e tensos, destacando a resiliência humana e o canibalismo enfrentado pelas vítimas da tragédia, que estavam em um ambiente de condição climática extrema e sem fonte de comida. O filme foi baseado no livro de 2009 do jornalista uruguaio Pablo Vierci.
Com 22,9 milhões de visualizações, a nova produção da Netflix ocupou o primeiro lugar nas mais vistas na primeira semana de janeiro. O impacto global da produção o levou ao reconhecimento internacional e resultou na seleção dele pela Espanha para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional de 2024.
Ao longo dos anos, o desastre aéreo foi contado em livros, documentários e filmes, como a produção cinematográfica “Vivos” (1993), falado em inglês e protagonizado pelo ator Ethan Hawke.