ALÉM DAS APARÊNCIAS

"Faturamento não representa o lucro real de uma empresa", aponta empresário contábil

Douglas Minotto explica o porque do faturamento não é o melhor indicador para avaliar a realidade de um negócio.

"O faturamento impressiona, mas o que não te contam é que ele não reflete o real lucro que uma empresa pode ou não estar tendo", afirma o empresário.
"O faturamento impressiona, mas o que não te contam é que ele não reflete o real lucro que uma empresa pode ou não estar tendo", afirma o empresário.

Quando o assunto é redes sociais, as aparências muitas vezes ditam o sucesso. É comum nos depararmos com empresários e empresas que exibem faturamentos exorbitantes, especialmente nas redes sociais. Contudo, a ilusão de grandiosidade muitas vezes esconde a verdadeira saúde financeira do empreendimento. O empresário contábil Douglas Minotto explica o porque do faturamento não é o melhor indicador para avaliar a realidade de um negócio.

“O faturamento impressiona, mas o que não te contam é que ele não reflete o real lucro que uma empresa pode ou não estar tendo. É nada mais do que ego, e as pessoas usam isso para impressionar”

Douglas Minotto – Instagram

Douglas destaca a importância de analisar indicadores que realmente refletem a saúde financeira de uma empresa. Aqui estão seis indicadores cruciais que vão além das aparências e oferecem uma visão mais clara da realidade empresarial:

Lucro Líquido

Representa o valor que a empresa efetivamente ganhou após todas as despesas e impostos serem subtraídos do faturamento. Indica a verdadeira rentabilidade do negócio, considerando todas as despesas.

Lucro Bruto

Reflete o valor obtido pela empresa após descontar apenas os custos diretos envolvidos na produção ou fornecimento de um produto ou serviço. O índice mostra a eficiência operacional e a margem de lucro antes das despesas adicionais.

Ponto de Equilíbrio

Representa o nível de vendas necessário para cobrir todos os custos e despesas, sem gerar lucro ou prejuízo. Indica a sustentabilidade financeira e a capacidade da empresa de cobrir seus custos fixos.

Margem de Contribuição

É a diferença entre o preço de venda e os custos variáveis, representando a contribuição para cobrir os custos fixos e gerar lucro. O índice ajuda a avaliar a viabilidade financeira de produtos ou serviços específicos.

Fluxo de Caixa

Representa a movimentação de entrada e saída de dinheiro na empresa ao longo do tempo. Indica a liquidez e a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras.

Geração de Caixa

Refere-se à capacidade da empresa de gerar dinheiro por meio de suas operações. Esse índice avalia a saúde financeira de forma dinâmica, considerando a capacidade de reinvestir e crescer.