Lideranças das comunidades indígenas Anauá, Xaary, Nova Esperança, Serra Talhada e Laje, localizadas na região Wai-Wai-Wai, ao sul do estado, enfrentam o desafio altas temperaturas e estiagem, que aumentam o risco de incêndios de grandes proporções. Para lidar com essa situação, Jabson Nagelo, agente de defesa ambiental do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA) do Conselho Indígena de Roraima (CIR), conduziu uma ação de queima prescrita.
A queima prescrita consiste na criação de barreiras estratégicas para evitar a propagação das chamas em caso de incêndios florestais. Além disso, foram realizados aceiros na área de lavrado e floresta, medidas essenciais para proteger as comunidades vulneráveis.
A ação de prevenção contou com a participação de aproximadamente 19 pessoas, incluindo agentes do PREVFOGO e 12 brigadistas comunitários do povo Wai-Wai, sendo 9 da comunidade indígena Anauá e 3 da comunidade Xaary.
Jabson Nagelo destacou a importância do trabalho realizado, afirmando que “conseguimos atingir a meta ao cobrir as comunidades Anauá e Xaary. A ação trouxe um pouco mais de segurança em meio ao verão rigoroso, e a brigada local ficou responsável por dar continuidade aos trabalhos de prevenção em outras comunidades da região.”
Além das atividades de queima prescrita e dos treinamentos para combater incêndios, a ação incluiu a entrega de roçadeiras, motosserras e outros equipamentos essenciais para auxiliar nas atividades de prevenção. Essa abordagem integrada visa fortalecer a capacidade das comunidades indígenas em enfrentar os desafios ambientais durante a temporada de seca.