CUIDE-SE

Uso de suplementação em excesso pode afetar os rins, explica nutricionista

Rafaela Xavier explica que, quem tem diabetes ou denças hereditárias que afetam os rins deve tomar cuidado com o uso desses produtos sem orientação, pois o excesso de sódio acaba formando cristais ou as pedras nos rins.

A whey protein é usada como suplemento alimentar para emagrecer (Foto: internet)
A whey protein é usada como suplemento alimentar para emagrecer (Foto: internet)

Muito utilizados em dietas, os suplementos e vitaminas complementam os nutrientes que os usuários não tem ou não consegue consumir o suficiente. Mas cuidado, o excesso desses produtos pode prejudicar o funcionamento dos rins, é o que explica a nutricionista Rafaela Xavier (CRN 13474).

As vitaminas, principalmente as que são efervescentes, também podem afetar os rins caso sejam consumidas demais. Rafaela explica que, quem tem diabetes ou doenças hereditárias que afetam os rins deve tomar cuidado com o uso desses produtos sem orientação, pois o excesso de sódio acaba formando cristais ou as pedras nos rins.

“Antes de fazer qualquer uso de vitaminas ou de suplementação, busque orientação de um profissional. É importante você buscar ajuda, para evitar a formação de cálculo renal ou agravar a diabetes e desenvolver uma doença renal crônica”, enfatizou a nutricionista.

Funcionamento dos rins

Os rins são órgãos que atuam como filtro no corpo humano. Dentre as funções imprescindíveis para o nosso organismo, estão a eliminação de substâncias nocivas do sangue, regulação da pressão arterial, produção de hormônios, eles atuam na formação e na manutenção dos ossos e também estimulam a produção de glóbulos vermelhos.

Alimentos ultraprocessados também prejudicam o funcionamento dos rins

Outros vilões que também afetam o funcionamento dos rins são alimentos ultraprocessados, por serem ricos em sódio, açúcares e gorduras esses alimentos agravam a diabetes e a pressão alta.

“É muito importante ter os hábitos alimentares mais saudáveis, incluir frutas, verduras e baixa ingestão de proteína. Evitar consumir muita carne vermelha e também alimentos embutidos como calabresa, linguiça e presunto que acabam prejudicando com o passar do tempo”, alerta Rafaela.

Nutricionista Rafaela Xavier (Foto: Arquivo Pessoal)