ENSINO SUPERIOR

MEC disponibiliza recorde de 402 mil bolsas para o Prouni

Em Roraima, o Programa está disponibilizando um total de 1.088 bolsas

O MEC destaca que esta edição é a que registra a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005. (Foto: Arquivo/FolhaBV)
O MEC destaca que esta edição é a que registra a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005. (Foto: Arquivo/FolhaBV)

O Programa Universidade para Todos (Prouni) está disponibilizando, a partir de hoje (19), mais de 402.092 bolsas pelo Ministério da Educação (MEC) na primeira edição de 2024. Desse total, 304.638 são bolsas integrais, enquanto 97.454 são parciais, representando 50% de desconto.

O MEC destaca que esta edição é a que registra a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005. A pesquisa por vagas pode ser realizada pelos interessados através do portal Acesso Único de Acesso ao Ensino Superior, onde estão detalhadas as vagas por curso, turno, instituição e local. Ao todo, são oferecidos 15.482 cursos por 1.028 instituições participantes do programa.

Em Roraima, o Programa está disponibilizando um total de 1.088 bolsas. Deste número, 953 são bolsas integrais, enquanto 135 são bolsas parciais. A relação completa de vagas disponíveis por unidade federativa foi publicada e está acessível no site do MEC.

O Prouni possibilita o uso das notas para concorrer a bolsas de ensino em instituições privadas, voltadas para cursos de graduação. Os processos seletivos ocorrem duas vezes ao ano, sendo direcionados a estudantes sem diploma de nível superior.

Para concorrer às bolsas integrais, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, é requisito não ter zerado a redação do Enem e obter, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.