A chamada “operação tartaruga” feita pelos trabalhadores do setor aéreo desde a última quarta-feira (21) em aeroportos brasileiros, está provocando atrasos em voos de todo o país atingindo Roraima.
Dos 1665 voos domésticos programados em todo o país, 291 (17,5% do total) estavam atrasados. Em Boa Vista, desde ontem o atraso nos voos tem provocado reclamações dos usuários.
No site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), hoje, quinta-feira, a previsão é que 25% dos voôs de Roraima atrasem. “O embarque no voo da madrugada gerou enorme fila. Estava dificil e acreditávamos que nem conseguiriamos embarcar”, disse a professora Claudia Nascimento.
De acordo com o sindicato dos aeroviários, a categoria só deve decidir pelo fim da paralisação após uma audiência marcada para esta sexta-feira (23), às 14h, em Brasília.
Reivindicações
Entre os pedidos dos aeroviários estão reajuste de 8,5% nos salários e criação de um piso para profissionais de check-in. Os aeronautas reivindicam “escalas que gerenciem o risco de fadiga, folgas que proporcionem vida social normal e ganho salarial real”.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que está mobilizada desde as 5h, monitorando a situação da malha aérea e os eventuais impactos nas operações.
A agência informou que fiscalizará a prestação de assistência aos passageiros pelas companhias aéreas.
Cotidiano
Vôos atrasados são alvo de reclamações de passageiros
No aeroporto internacional de Boa Vista as filas eram imensas