AFONSO RODRIGUES

Aceite-a como ela é

“Bendita crise que vai me revelar minha própria sabedoria”. (Mirna Grzich)

A crise sempre revelou as sabedorias, nós é que raramente somos capazes para entender e aprender com elas. Ainda não aprendemos a aprender com os erros, sejam nossos ou dos outros. Sempre preferimos rir ou chorar, com os erros dos outros, e menosprezar os nossos próprios. Sejamos mais espertos para sermos mais expertos no assunto. As crises são necessárias para a evolução da humanidade. E como não aprendemos, ainda perdemos tempo, ouvindo críticas e comentários vazios, sobre o descontrole político, do nosso querido e desentendido Brasil.

E já que ainda não entendemos, deixamos os problemas para os entendidos. E como eles são poucos, vamos nos preparar para melhor a situação. E só conseguiremos isso com educação. Então vamos nos educar, para educar. E como já sabemos que a educação começa no lar, vamos estar preparados para educar nossos filhos. E pelo que estamos vendo, a canoa continua furada e afundando. Você se lembra da piadinha que já contei, por aqui, sobre o barqueiro da canoa furada? Um cidadão teve que atravessar um rio e contratou um barqueiro. Na travessia, ele iniciou um papo com o barqueiro, perguntando-lhe sobre se ele sabia ler, se sabia escrever, ou fazer isso ou aquilo, tudo que o barqueiro não sabia. Já na metade do rio e no meio mais fundo, o barqueiro arregalou os olhos. Ele viu que o barco estava furado, e sendo invadido pela água. Aí o barqueiro perguntou para o cidadão:

– O senhor sabe nadar?

O cidadão, com um sorriso, respondeu:

– Não. Isso eu ainda não aprendi.

O barqueiro sorriu e falou:

– Pois eu sei!

Nunca se julgue superior por acumular saberes. Os saberes são um escudo, na defesa contra a ignorância. E quando acumulamos saberes, sabemos que é nossa missão passá-los para as outras pessoas. E nunca conseguiremos isso menosprezando o desconhecimento do próximo. Às vezes somos fracos por nos considerarmos os donos do saber. Na verdade, quando sabemos não discutimos, apenas repassamos o saber para os que ainda não sabem. Mas só conseguiremos isso com educação e respeito. Eduque seu filho, para que o professor dele o ensine a viver a educação que ele aprendeu no lar. Porque a escola ensina, enquanto os pais educam. Só quando entendermos isso educaremos de verdade. Vamos parar de mandar nossos filhos mal-educados para as escolas, esperando pela educação do professor. Valorizemos os professores para que eles ensinem nossos filhos a viverem a vida deles. Porque a educação é nossa parte. Então a executemos com personalidade, respeito, amor e carinho. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460