As matrículas para as vagas remanescentes da rede estadual de ensino iniciam nesta segunda-feira (22) pela Central de Matrículas, na antiga escola Princesa Isabel. O objetivo é que nenhum estudante fique sem sala de aula no ano letivo de 2024.
De acordo com a Secretaria de Educação (Seed), somente em Boa Vista, estão disponíveis 4.096 vagas em escolas que atendem o ensino Fundamental, Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Para realizar a matrícula, pais ou responsáveis podem ir ao local para buscar uma vaga mais próxima à residência.
“Durante o atendimento na Central, nossa equipe identifica a vaga, preferencialmente próxima à residência do aluno e emite um encaminhamento para que os pais possam efetivar a matrícula diretamente na escola, evitando deslocamentos em busca de vagas”, explicou a coordenadora da Central de Matrículas, Regina Celi Mattos.
Na Central haverão três salas destinadas para o atendimento à população. Duas salas são de atendimento ao público em geral e a outra, destinada ao atendimento ao público com prioridade por lei.
Escolas sem vagas
Na primeira etapa de matrículas, finalizada na última sexta-feira (19), foram ofertadas 12.002 novas vagas. Destas, 3.555 foram preenchidas por meio de sorteio público e as demais completaram a demanda do primeiro período de registros.
As escolas que já estão com a capacidade de atendimento esgotadas são as escolas Lobo D’Almada (Centro), Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena (Nova Cidade) e Vanda Pinto (Santa Luzia).
Como fazer
A proposta da Central é apoiar os pais ou responsáveis que por algum motivo, ainda não conseguiram efetivar a matrícula do aluno. Com isso, os atendimentos devem ser realizados na Central de Matrículas, que funcionará de 22 de janeiro a 2 de fevereiro, no horário das 7h30 às 13h30 na avenida Jaime Brasil, 527, Centro (prédio da antiga Escola Princesa Isabel), próximo ao terminal de ônibus.