Tem muita coisa que vai parar no cesto de lixo e que, na verdade, poderia ser reaproveitado na rotina alimentar. Um desses exemplos é a casca do abacaxi, que normalmente é descartada nos preparos de sucos e doces.
A casca
Segundo especialistas, a casca do alimento é na realidade rica em nutrientes e vitaminas. Inclusive, a concentração de vitamina C é muito mais alta na casca do que na polpa do abacaxi.
O Ministério da Saúde já alertou para o consumo de cascas, sementes, talos e outros itens que normalmente são descartados. Segundo a instituição, a casca do abacaxi, por exemplo, contém cerca de 40% a mais de vitamina C do que a polpa.
A casca também apresenta altos índices de bromelina, uma enzima anti-inflamatória, que auxilia na digestão. A bromelina também é capaz de combater o edema, ou seja, impede a produção daqueles inchaços causados pelo acúmulo de líquido no corpo.
Dicas de como aproveitá-las
Para aproveitar a casca do abacaxiána sua alimentação, a dica principal é utilizar essa parte do alimento para chás e infusão na água. Há também quem prepare doces e sucos da casca. No caso do chá, para preparar basta separar 1,5 litro de água e cascas de abacaxi. Ferver a água e depois adicionar as cascas do fruto, tampar e deixar ferver por cinco minutos. O consumo pode ser feito quente ou frio, dependendo do gosto. Outros itens são opcionais como folhas de hortelã, canela ou cravo.
É dito que o chá da casca do abacaxi melhora a imunidade, a circulação sanguínea, a pele e a visão por conta da concentração de vitamina C, além de auxiliar na retenção de líquido por ser diurético.
A recomendação, no entanto, é sempre estar atento aos alimentos e evitar qualquer um que apresentar sinais de estragado, como mau cheiro e mofo. Neste caso, o ideal é descartar o alimento totalmente.