ENEM DOS CONCURSOS

Saiba como pedir Isenção de Taxa em Concurso Nacional Unificado

Prazo termina nesta sexta-feira, 26 de janeiro

Saiba quem pode solicitar a isenção (Foto: Raisa Carvalho)
Saiba quem pode solicitar a isenção (Foto: Raisa Carvalho)

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado está chegando ao fim. Os candidatos têm até esta sexta-feira, 26 de janeiro, para apresentar seus pedidos, que devem ser acompanhados da devida comprovação dos requisitos estabelecidos. A isenção é aplicável a candidatos de nível médio, que teriam uma taxa de R$ 60, e para aqueles de nível superior, com taxa de R$ 90.

A inscrição e o pedido de isenção podem ser efetuados de maneira online, através do site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Para aqueles que não se qualificam para a isenção, o prazo de inscrição vai até 9 de fevereiro, sendo obrigatório ter uma conta no portal Gov.br.

Procedimentos para envio de documentos:

Os candidatos que buscam a isenção devem anexar os documentos comprobatórios no momento da inscrição. É crucial observar que somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB, conforme estabelecido nos editais dos oito blocos temáticos. Documentos enviados por via postal, correio eletrônico ou entregues no dia das provas não serão considerados válidos.

O simples preenchimento dos dados necessários durante o período designado não garante a isenção pretendida. A dispensa de pagamento será concedida somente após a verificação e certificação dos dados do candidato. O prazo para receber a resposta sobre a aceitação ou não da isenção é de três dias úteis, contados a partir do dia útil seguinte ao da inscrição. Em caso de indeferimento, há a possibilidade de contestação/recursos. Todo o processo ocorre de maneira virtual e automatizada no ambiente online de inscrições.

Quem pode solicitar a isenção?

A isenção pode ser requerida por candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de indivíduos que cursam ou cursaram o ensino superior pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Não deixe para a última hora e garanta a sua isenção. A leitura cuidadosa dos editais é fundamental para cumprir todos os requisitos necessários e participar do Concurso Público Nacional Unificado.