Árbitros que participaram pelos Jogos Escolares promovido pelo Governo de Roraima, voltaram a denunciar o não pagamento pelos serviços prestados na edição de 2023.
A FolhaBV recebeu a primeira denúncia no dia 5 de janeiro. O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, chegou a emitir nota, respondendo que o processo de pagamento dos serviços seria encaminhado ao banco naquele dia.
No entanto, na segunda-feira, 8 de janeiro, os árbitros, ainda sem receber o pagamento, reuniram-se com representantes da Seed. Durante a reunião, foram informados que o pagamento não seria possível naquele momento. Segundo informações obtidas pela redação, o secretário teria atribuído o impasse a um erro de comunicação entre a secretaria e a Sefaz, resultando na perda do prazo para pagamento dentro do orçamento de 2023. Na ocasião, ele prometeu aos árbitros que o pagamento seria realizado no orçamento de 2024, quando o sistema da Sefaz estivesse disponível.
Diante dessa situação, a reportagem voltou a procurar a Secretaria de Educação e Desporto que emitiu uma nova previsão para o pagamento, afirmando que só será efetuado após a abertura do orçamento estadual. Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Educação e Desporto esclarece que está adotando todas as medidas necessárias para efetuar o pagamento dos árbitros que atuaram nos Jogos Escolares de Roraima. Informa que os recursos já estão garantidos e que os valores serão pagos assim que for feita a abertura do orçamento do Estado, com previsão para o fim deste mês.”
Na última quinta-feira (25), os árbitros voltaram a procurar a FolaBV para denunciar que ainda não haviam recebido o pagamento.
Procurada novamente, a Seed reforçou o prazo de pagamento até o fim do mês, conforme nota:
“A Secretaria de Educação e Desporto informa que, mediante a abertura do orçamento do Estado, que ocorreu na última terça-feira, 23, seguem-se os trâmites burocráticos para efetivar o pagamento dos árbitros que atuaram na última edição dos Jogos Escolares de Roraima. A previsão é que até o fim deste mês os valores estejam na conta dos profissionais”