A Força Aérea Brasileira (FAB) identificou, na manhã desta segunda-feira (29), a cerca de 110 quilômetros de Boa Vista uma aeronave de modelo Cessna 182, suspeita de tráfego aéreo ilícito na sobrevoando à Terra Indígena Yanomami.
De acordo com a FAB, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF. Por descumprir as regras da ZIDA, a aeronave foi classificada como suspeita e o piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).
Após descumprimento das ordens do piloto da FAB, foi necessário que a defesa aérea realizasse o Tiro de Aviso (TAV). Nesse momento, a aeronave fez um pouso em uma pista de terra. Um helicóptero da FAB, o H-60 Black Hawk, também foi empregado para o transporte de militares do Grupamento de Segurança e Defesa da Base Aérea de Boa Vista (GSD-BV) e de Agentes da PF.
Posteriormente à realização das Medidas de Controle de Solo (MCS), a Polícia Federal realizou a apreensão da aeronave. O piloto fugiu do local após o pouso.
Veja o vídeo da ação: